Entre, o mundo interior é teu!

Neste meu mundo, dentro deste coração, você apreciará reflexões sobre a obra do Impecável Carpinteiro. Ele é aquele que não cobra pelos serviços que presta; na verdade, ele pagou ao mundo o direito de aliviar o peso do madeiro sobre os ombros de seus amigos, os viajantes da existência. Meu blog é dedicado, consagrado, a Jesus, se é que terei a honra e a competência de construir algo respeitoso ao Eterno, ao que foi morto, e agora vive. Vive e intercede por gente simples; gente que procura entender corações e mentes de outras gentes simples, modestas, espontâneas.

Continuar lendo...

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

SALMO 20-21 - O segredo da solidariedade e da confiança

Um menino confiaria sua casa à solidariedade do Construtor

[Confia tua Felicidade na solidariedade do Pai — Examina a Bíblia para você ver]

[Este texto reconstrói dois conceitos: CONFIANÇA, SOLIDARIEDADE]

08/02/2011. Confiança e solidariedade: o que são e qual a importância desses conceitos para os escolhidos ao Reino? Confiança em Deus é a segurança interior de como proceder. Ela nos inspira a caminhar. Confiança e fé parecem-se sinônimos. Mas há diferença entre a confiança praticada por um escolhido ao Reino e a de um integrante do Sistema. A confiança do escolhido é a de quem caminha para o Reino. É, portanto, mais que fé. A confiança de quem integra o Sistema é estática. Está, portanto, mais para fé parada do que para confiança que se move. Fé de Sistema é o que vemos e ouvimos a toda hora: é fé de boca. Confiança de Reino é o que raramente vemos ou ouvimos porque é uma fé que se move: é fé de entendimento de que se deve caminhar. Fé de boca e fé de entendimento já não são mais dois conceitos parecidos; são bem distintos e distantes entre si. A fé de boca não mostra ter nascido no interior, e sim na língua, entre os dentes, abaixo do palato, o céu da boca. Ela não mostra sensibilidade mental, pois não nasceu no cérebro, o céu do espírito da gente. A fé de entendimento mostra ter sido gerada numa busca interior; mostra ter percorrido o coração das emoções e da razão mental. A fé da boca se satisfaz em esperar. A fé da mente chora um coração de lágrimas para prosseguir. A fé de boca é cega. A fé do coração é iluminada. Cegueira e luz são antônimas; que, em linguagem de Reino, têm a ver com ignorância e conhecimento, respectivamente. Confiança é segurança de prosseguir caminhando para o Reino com base em conhecimento intelectual e emocional – por isso a Bíblia é fundamental.

Solidariedade também é conceito simples, mas não é o que a turma do Sistema aprendeu nas telinhas de TV para às vezes praticar. Eles praticam solidariedade sim, mas só quando a casa cai e a TV mostra que centenas de outras casas também caíram. Esse tipo de solidariedade é oportunista, pois enche os bolsos dos caras da TV com muitos comerciais da audiência emocionalmente abalada. É uma solidariedade chinfrim, devido à algazarra publicitária e por conta da fé primitiva; a fé burrinha, a que não ajuda a caminhar para o Reino, e sim dar voltas e voltas no Sistema de calças caídas. (Desculpe a ironia, mas é que o desgraçado do Sistema irrita a confiança e a solidariedade de pessoas respeitáveis.) Pois bem: solidariedade para quem caminha para o Reino é mais do que dar dinheiro, agasalho e comida para os desabrigados. Ela tem que dar um teto de compreensão. Ela tem que ajudar a reconstruir uma casa que não cairá nas próximas tempestades, entende? A solidariedade prestada pelo povinho do Reino a quem quer que seja inclui a ajuda material, a ajuda emocional, mas, e principalmente, a ajuda mental às vítimas das tempestades – por isso a Bíblia é fundamental. – Um menino confiaria sua casa à solidariedade do Construtor.

Confiar na rocha, solidarizar-se, atentar ao vento
Imagem

Confiar e apoiar, porque Deus é fiel e justo
Música

FRASE
“Você só não pode confiar em seus olhos quando sua imaginação está fora de foco.” - Conhece e confia. - Mark Twain

BÍBLIA
“Alguns confiam nos seus carros de guerra, e outros, nos seus cavalos, mas nós confiamos no poder do Senhor, nosso Deus.”
Salmo 20-21

Nenhum comentário: