Entre, o mundo interior é teu!

Neste meu mundo, dentro deste coração, você apreciará reflexões sobre a obra do Impecável Carpinteiro. Ele é aquele que não cobra pelos serviços que presta; na verdade, ele pagou ao mundo o direito de aliviar o peso do madeiro sobre os ombros de seus amigos, os viajantes da existência. Meu blog é dedicado, consagrado, a Jesus, se é que terei a honra e a competência de construir algo respeitoso ao Eterno, ao que foi morto, e agora vive. Vive e intercede por gente simples; gente que procura entender corações e mentes de outras gentes simples, modestas, espontâneas.

Continuar lendo...

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

SALMOS 15 e 16 — O segredo da conduta inabalável

Um menino acharia Deus até no desânimo

[Não desanime do PAI, ele não desanima da tua Felicidade! — Leia na Bíblia para você ver]

[Este texto só diz para descansar. É de Deus o ÂNIMO]

31/01/2011. Não me recordo de na minha infância ter jamais experimentado desânimo. Ânimo é uma disposição resoluta e inalterável, em face de situações difíceis. Ânimo é coragem. Olhando atrás, para décadas que acham a origem de meus sonhos de garoto, só posso me recordar de ter tido a inalterável coragem de persegui-los. Meus sonhos daqueles anos não são os mesmos de hoje. Eram sonhos para a boa sobrevivência no sistema do meu mundo: uma mesa de refeições com fartura de sardinhas fritas, arroz e feijão, bem quentes; cama aconchegante; paz entre os irmãos; quintal gramado; casa limpa e pintada; e diversão, que se estendia desde viagens de qualquer tipo, preferencialmente em ônibus da Cometa, até idas às praias do Rio, em geral a do Flamengo e a do Recreio dos Bandeirantes, como a chamávamos, ou a praia de Itacuruçá.

Mais adiante, me vieram os sonhos regulares de adulto. Só que aí eu já passara a experimentar desânimos recorrentes entre sequências de momentos altamente motivadores. Incluídos numa longa lista, destaco os sonhos do casamento, dos filhos, da casa própria, dos bons salários e do reconhecimento profissional entre os pares e superiores, por exemplo. Os desânimos nessa fase da vida estavam mais ligados à desproporção dos desafios frente às minhas parcas capacidades intelectuais.
Não sei quantos cinqüentões tem desânimos espirituais, mas esses são os meus desânimos dessa quase terceira idade. E eles são bastante recorrentes. Explico! Elias, o meu xará sem ípsilon, da Bíblia, um super profeta do Senhor Deus do céu e da terra, experimentou desânimos espirituais. Os desânimos dele pertenciam a uma esfera sobrenatural. Se ele tentasse explicar para seus alunos da escola de profetas, como ao super-discípulo Eliseu, por exemplo, eles não fariam idéia exata do que se passava no íntimo do profeta Elias, um profeta do poder estrondoso, mas também do bafejo suave de Deus.

O desânimo e o ânimo, portanto, são (a meu ver e viver) fortemente dependentes da maturidade da gente. Ambos têm raízes nos sonhos que a gente sonha. Quanto mais elevados os sonhos, mais profundos os desânimos. Mas, pela experiência do meu xará, o Elias de Deus, esse Elyas aqui só tem de descansar num canto qualquer em que haja silêncio, para sentir o inconfundível bafejo do Deus sobrenatural, o Pai nosso que está no céu. — Um menino acharia Deus até no desânimo.

Há momentos em que é preciso ânimo do alto
Música

Pare, só para o descanso
Imagem

NA TUA FRAQUEZA, O PAI TE VÊ FORTE
Eu me alegro também com as fraquezas, os insultos, os sofrimentos, as perseguições e as dificuldades pelos quais passo por causa do Senhor Jesus. Porque, quando perco toda a minha força, então tenho a força do Amado em mim. - Paulo de Tarso

NO DESÂNIMO, DESCANSA NA PALAVRA
“Tu, ó Senhor Deus, és tudo o que tenho. O meu futuro está nas tuas mãos; tu diriges a minha vida.”
Salmos 15 e 16
sALMOS 15 E 16

Nenhum comentário: