Entre, o mundo interior é teu!

Neste meu mundo, dentro deste coração, você apreciará reflexões sobre a obra do Impecável Carpinteiro. Ele é aquele que não cobra pelos serviços que presta; na verdade, ele pagou ao mundo o direito de aliviar o peso do madeiro sobre os ombros de seus amigos, os viajantes da existência. Meu blog é dedicado, consagrado, a Jesus, se é que terei a honra e a competência de construir algo respeitoso ao Eterno, ao que foi morto, e agora vive. Vive e intercede por gente simples; gente que procura entender corações e mentes de outras gentes simples, modestas, espontâneas.

Continuar lendo...

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

LUCAS 16 – Ao Engano, a Verdade

05/01/2011. Não passava muito das oito da noite quando cheguei da rotina dos trens ao casarão velho da Rua Alcides Queiroz onde morávamos. A propriedade pertencera ao próprio Alcides Queiroz, um homem rico e influente na economia local, e que negociava com fazendas de laranja no enorme município de Nova Iguaçu. A família era influente na Light, a companhia de luz que dera concessão à família da Dona Mirtes, uma parenta, que tinha uma linda casa, e meu pé preferido de jamelão, na mesma rua. O Seu Luiz, o marido da Dona Mirtes, um alto funcionário da Central do Brasil, vendia eletricidade, que não se estendia à Rua Lili, onde ficava a casa da minha infância.

Eles possuíam ainda contatos empregatícios com a estrada de ferro, que passava a metros das propriedades deles. Era a mesma linha de trem que eu usava para vender meus picolés e ir para a escola pública em Belford Roxo e, o ginasial, em Nova Iguaçu – o Colégio Monteiro Lobato. Mas o Seu Alcides havia morrido antes dos anos 1950, creio – e todo o seu patrimônio fora repartido entre vários herdeiros.

Meu pai comprara o Casarão, fechando negócio com a corretora loura, a Margarete, dando-lhe a casa da Rua Lili, e mais um monte de notas promissórias em garantia de pagamento. No ano de 1969, enquanto os americanos pisavam na lua, pisávamos numa casa velha infestada de cupins, morcegos e baratas. Aquela coisa não tinha gramado, nem portão, nem muro. Como não havia coleta de lixo, ganhamos o lixão privativo dos Queirozes - de papel higiênico a tomate podre, eram jogados nos fundos do Casarão, pertinho da cozinha. O Casarão era verde-abacate. As enormes portas e janelas de madeira, pintados de azul escuro, não trancavam direito – machucavam a mão da gente. E só tinha um banheiro para uma tropa de pais e filhos. O banheito ficava dentro da cozinha; tinha uma banheira amarelada, uma pia, e um vaso sanitário; não tinha janela, não.

Aprendi que um homem simples, como o meu pai, não tem estrutura psicológica para dar ouvidos a uma loura metida à lindona, e que vende conversa fiada.

IMAGEM: O enganado
http://www.wordsellinc.com/wp-content/uploads/word-sell-polar-bear-adrift.jpg

CANÇÃO: Adrift - Jack Johnson
http://www.youtube.com/watch?v=djR7m4jzNfk

FRASE: Pode-se enganar todas as pessoas por algum tempo; e algumas pessoas durante todo o tempo; mas não se pode enganar todo o mundo por todo o tempo.
– Abraham Lincoln.

CONTINUE LENDO A BÍBLIA PARA VOCÊ VER; o Senhor Jesus diz: Se nas riquezas injustas não fostes fiéis, quem vos confiará as verdadeiras?

Nenhum comentário: