Entre, o mundo interior é teu!

Neste meu mundo, dentro deste coração, você apreciará reflexões sobre a obra do Impecável Carpinteiro. Ele é aquele que não cobra pelos serviços que presta; na verdade, ele pagou ao mundo o direito de aliviar o peso do madeiro sobre os ombros de seus amigos, os viajantes da existência. Meu blog é dedicado, consagrado, a Jesus, se é que terei a honra e a competência de construir algo respeitoso ao Eterno, ao que foi morto, e agora vive. Vive e intercede por gente simples; gente que procura entender corações e mentes de outras gentes simples, modestas, espontâneas.

Continuar lendo...

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

SALMOS 3 e 4 — O segredo do sono

[Este texto dá sossego na NOITE.] 17/01/2011.

Enquanto o trabalho é prazeroso, a noite é recompensa. O sono de um vendedor ambulante, ainda menino nos trens da vida, só se perturba por ruídos do dia. O mundo interior dos meninos agasalha na noite o silêncio original da criação. Ali há repouso; um renovar da imaginação. É como o apagar da lousa do instrutor sábio; é a bênção do recreio a renovar energias ao aprendiz que cria seus sonhos.


Aos onze anos de idade, no interior dos trens, sempre aprimorando na qualidade e nas vendas de picolés, me via assim, construindo sonhos; o sonho de ter um jardim; de poder calçar Kichute, e não sandálias Havaianas; sonho de ir ao cinema e ao parque de diversão em um mesmo fim de semana; o sonho de possuir um relógio Seiko; já, uma bicicleta Monareta, ah meu Deus, que sonho! Tudo para o sonho mais alto de todos: correr as ruas com o bando de amigos da elite do bairro, que a todos zoavam com suas bicicletas com cornetas, nas noites quentes da Baixada. Estes eram meus sonhos; eu os construía e os vivia.

Com o passar dos anos eu havia desaprendido de construir meus sonhos. Materializar sonhos tornara-se obrigação; uma expectativa externa a corresponder; um ruído estranho nas minhas noites e dias. Ir dormir deixara de ser prazer de descansar; passara a ser mandamento do relógio Armani. Vinte e quatro horas de relógio deixam de ser suficientes quando nelas não cabem nossos sonhos. Obrigações internas matam os sonhos externos da gente. E eu teria de reaprender a converter a rotina do trabalho e do estudo em prazer de trabalhar e estudar.

Chega um tempo na vida da gente que é preciso reencontrar o sábio instrutor; e ouvi-lo; e dele reaprender; e recrear-se.

Nesta madrugada (17/01/2011), preferi novamente o ônibus ao avião no regresso ao trabalho, de Beagá para Brasília; valorizaria mais as onze horas de estrada na noite, que os cinqüenta minutos na claridade do sol da manhã. Valeu a pena! Eu estive cara a cara com Deus, com meu Pai que fez a lua. Foi assim: às três da madrugada eu acordara, mas não abrira os olhos. Permaneci com eles fechados e me veio à memória o texto que escrevi ontem – o texto que lembra que vi a lua às três da madrugada, no fundo do meu quintal da Rua Lili, na saída para o passeio a São Vicente. Então eu, com meu olhos fechados, agradeci ao Pai, por aquela experiência linda de menino, tida aos cinco anos de idade.

Quando terminei de agradecer, aos 51 anos de idade, abri meus olhos, meu rosto voltado para a janela à direita, e a lua estava lá, às três horas do meu relógio Armani. Eu vi isso! Eu reencontrei o prazer de ir para o trabalho de ônibus. E isso eu jamais sonharia que aconteceria de novo.

Paz
http://www.youtube.com/watch?v=JtD3gb3AiTo

Luz na noite
http://butterflyz.blogs.sapo.pt/arquivo/lua%20noite.jpg

Podemos escolher recuar em direção à segurança ou avançar em direção ao crescimento. A opção pelo crescimento tem que ser feita repetidas vezes. E o medo tem que ser superado a cada momento. - Abraham Maslow

CONTINUE LENDO A BÍBLIA PARA VOCÊ VER!
O segredo do sono está nas páginas da vida: — Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança.

Nenhum comentário: