Entre, o mundo interior é teu!

Neste meu mundo, dentro deste coração, você apreciará reflexões sobre a obra do Impecável Carpinteiro. Ele é aquele que não cobra pelos serviços que presta; na verdade, ele pagou ao mundo o direito de aliviar o peso do madeiro sobre os ombros de seus amigos, os viajantes da existência. Meu blog é dedicado, consagrado, a Jesus, se é que terei a honra e a competência de construir algo respeitoso ao Eterno, ao que foi morto, e agora vive. Vive e intercede por gente simples; gente que procura entender corações e mentes de outras gentes simples, modestas, espontâneas.

Continuar lendo...

sábado, 15 de janeiro de 2011

SALMOS 1 e 2 — O segredo da felicidade

[Este texto escancara o segredo da FELICIDADE.] 15/01/2011.

As vendas de picolé iam bem. O ambiente era produtivo e cooperativo entre os camelôs dos trens. Havia tempo e algum dinheiro para eu ir ao parque de diversão no lado chique de Morro Agudo. A escola não intimidava com tarefas insolúveis. O desafio insuperável era mesmo o meu quintal; era muito grande para meus recursos de jardinagens. Mas era ok, pois minha mãe e eu cooperávamos na manutenção de um pequeno jardim, e eu sabia apreciar as cores e texturas das flores.

Mas há sempre uma insatisfação; um motorzinho dentro da cabeça da gente querendo rodar para mais longe e com maior ímpeto. Então resolvi que teria de vender mais picolés que meus colegas de trem. Senti-me obrigado a superá-los. Nesse ponto cometi um crime contra minha própria felicidade. Não há nada de errado em desejar ser o maior vendedor de picolés do planeta. Também, nada de errado em não querer ser vendedor de picolés a vida inteira.

O crime à felicidade está em matar o prazer; em matar a paixão da vida da gente. A felicidade morre quando morre o amor; morre quando morrem sonhos puros; morre quando os sonhos cedem à vaidade, ao pecado de querer superar o desempenho de colegas, por exemplo. Amar é sonhar com pureza na alma da gente. E isso: o prazer; a ambição mata, assassina a felicidade da pureza.

Peguei minha caixa de picolés e rumei decidido para Nilópolis; encontraria a picoleteria mais famosa do mundo dos camelôs. Desconhecia os crimes à felicidade.

Hoje, retornando de meu “passeio romântico noturno”: onze horas de viagem de Brasília para Belo Horizonte, no fretado da Rota Mineira Tour, com chegada às 06h30 no terminal rodoviário. Tomei outro ônibus, um suburbano, para Lagoa Santa, onde passo os fins de semana ao lado da família, após a semana regular de trabalho.

Desço na parada de ônibus, a uns mil e quinhentos metros de casa. Nos primeiros quinhentos metros veio-me à lembrança o resultado de um período de reflexão na Bíblia, lendo-a na noite: “Sensibilidade! Atente para sua sensibilidade!” Nesse exato momento, havia um caminhão de coleta de lixo orgânico parado à direita na rua que subia.

Os lixeiros se demoravam em atirar a grande quantidade de lixo do restaurante da esquina para a traseira do caminhão. Eles atiravam lixo com jeito de quem brinca. Um saco de lixo foi arremessado sobre um lixeiro mais experiente. Agarrou no pescoço dele um pedaço de sacola plástica com restos de alimento. Aí ele gritou: “Ô seu puto! Joga o lixo no lixo. Né ni mim não!”. O sacana do colega, inexperiente em atirar sacolas de lixo, respondeu: “E tu é o quê, pô?” O caminhão ronca o motor. Eles esquecem a brincadeira. Pulam naquela traseira de ferro, fedida e feia, e seguem o dia na gozação – um quase prazer de atirar lixo, na cara um do outro. Os lixeiros seguiam com vontade de viver.

Senti que o prazer de viver tira felicidade até do lixo.

Soube que me amava
http://www.youtube.com/watch?v=W615voGx7F8

Felicidade
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgtLZ2onbfxNSLaqDPAiqjFkuLaNhJs4Rf9Oqe2WtfPqwB_3FDcYJULoemx61NIm5m225qLSXb7nQsVFbzhf9iYGVnpJ57tWRE79ZoTx3zSpK-m4_1R-RhVJVaYHpuMHYLOaL3mq2dwdLfN/s1600/felicidade1.jpg

A busca incessante da felicidade nos priva de vivê-la a cada dia. – Elba Lucas

CONTINUE LENDO A BÍBLIA PARA VOCÊ VER! O segredo da felicidade está nas páginas da vida: — Feliz quem tem o seu prazer na lei do Senhor Deus, e nela medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.

Um comentário:

ELYAS MEDEIROS disse...

Obrigado, Senhor, por reunir em um só volume, na Bíblia, orientações precisas quanto ao caminho e à verdade que nos conduzem ao prazer da vida: o tem amor.