Entre, o mundo interior é teu!

Neste meu mundo, dentro deste coração, você apreciará reflexões sobre a obra do Impecável Carpinteiro. Ele é aquele que não cobra pelos serviços que presta; na verdade, ele pagou ao mundo o direito de aliviar o peso do madeiro sobre os ombros de seus amigos, os viajantes da existência. Meu blog é dedicado, consagrado, a Jesus, se é que terei a honra e a competência de construir algo respeitoso ao Eterno, ao que foi morto, e agora vive. Vive e intercede por gente simples; gente que procura entender corações e mentes de outras gentes simples, modestas, espontâneas.

Continuar lendo...

quarta-feira, 9 de março de 2011

Viver bem e prosperar em sociedade.

Adolescente sábio acha prazer na disciplina.

[A Felicidade é recompensa aos sábios e disciplinados. — Examina a Bíblia para você ver.]

[Este artigo não engana você com papos de PROSPERIDADE mundana.]

09/03/2011. O princípio número um da prosperidade é evitar ser enganado no dinheiro, na saúde e nas relações pessoais. Esta regra é certeira. E para concretizá-la basta-nos desenvolver a sabedoria e a disciplina nos trato dos recursos financeiros, da disposição física e mental e da convivência em sociedade. Portanto, o meio para a prosperidade continua a depender, hoje como sempre, de adquirir sabedoria e disciplina práticas no Deus da verdade – o Deus que não engana.

Pessoas há que fazem de tudo para se tornarem ricos, saudáveis, e felizes. Poucos, no entanto, estão dispostos a se empenhar pela prosperidade segundo a sabedoria e a disciplina prescritas nas Escrituras Sagradas. Salomão foi o homem mais rico, e talvez um dos mais saudáveis de seu próprio reino, mas perdeu de longe para a felicidade de seu espírito e para o contentamento de sua alma. Ele morreu depressivo; morreu pobre no espírito e na alma.

Embora Salomão chegasse à riqueza extrema pelas vias da sabedoria de Deus, ele alcançou também a infelicidade máxima, por ter lhe faltado humilde disciplina nas relações com os servos e com as bonitonas de seu reino. Relações pessoais promíscuas, como a praticada pelo rei Salomão e suas centenas de mulheres e concubinas, lhe causaram a perda da sabedoria. Salomão ao assimilar, de suas 1001 mulheres, comportamentos idólatras e pervertidos, precipitou-se para o abismo da falta de prazer no Espírito Santo de Deus.

Em seu reino, Salomão foi milionário, poderoso e pacificador; mas, infeliz. A infelicidade no espírito de Salomão custou-lhe uma alma empobrecida, fragilizada, conflituosa, e depressiva. O motivo de sua desgraça humana, pois perdera a graça de Deus, esteve em sua indisciplina nas relações pessoais. Salomão, como nós todos, tinha uma queda aos prazeres tangíveis e visíveis. Sua sabedoria, como a nossa, não cooperou com o indispensável temor a Deus. Sua indisciplina, quanto a satisfazer a prioridade de amar a Deus acima de todas as coisas, custou-lhe a felicidade e a prosperidade abaixo do céu; custou-lhe o selo do sucesso na eternidade.

Salomão teve todas as “glórias” que o Sistema de nosso mundo leva-nos a buscar: dinheiro, saúde, fama, estética, prazer, etc. Mas ele chegou ao final de sua vida vazio de suas glórias, pois dizia: “Tudo é vaidade. Vaidade de vaidades...”. Salomão morreu como morrem os cheios de riqueza nos vazios de felicidade. Experimente visitar um leito “luxuoso” de paciente terminal dos hospitais, ou observe as notícias sobre os que morreram cheios da fama, da riqueza e da estética, mas vazios do temor de Deus. Em que conclusão você chega?

O vazio da ausência do Espírito Santo de Deus, em um rico moribundo, não dá apenas dó em quem o vê, dá medo de ver a miserabilidade de uma alma perdida da felicidade; alma que desprezou a disciplina do relacionamento com o Espírito Santo de Deus. Para não ter medo de Deus na morte, não é mais sábio e feliz temê-lo na disciplina da vida? ― Adolescente sábio acha prazer na disciplina.

“Quando escrito em chinês, a palavra crise compõe-se de dois caracteres: um representa perigo e o outro representa oportunidade”. John F. Kennedy.

“Prefiro ter saúde a ser rico.” Cícero.
Imagem: Prosperidade
Imagem

“A prosperidade começa no interior de uma vida entregue à simplicidade do amor de Deus.”
Música: Make me over. Natalie Grant
Música

“Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio!” Provérbios 06
Provérbios 06

Nenhum comentário: