Entre, o mundo interior é teu!

Neste meu mundo, dentro deste coração, você apreciará reflexões sobre a obra do Impecável Carpinteiro. Ele é aquele que não cobra pelos serviços que presta; na verdade, ele pagou ao mundo o direito de aliviar o peso do madeiro sobre os ombros de seus amigos, os viajantes da existência. Meu blog é dedicado, consagrado, a Jesus, se é que terei a honra e a competência de construir algo respeitoso ao Eterno, ao que foi morto, e agora vive. Vive e intercede por gente simples; gente que procura entender corações e mentes de outras gentes simples, modestas, espontâneas.

Continuar lendo...

quinta-feira, 17 de março de 2011

Crítica, testemunho, ensino e ajuda à igreja.

Adolescente feliz cultiva a alma no Espírito Santo.

[O Espírito Santo é a sala de aula da felicidade. — Examina a Bíblia para você ver.]

[Este artigo recomenda PRATICAR a felicidade em laboratório de alma limpa.]

Quem deseje aprender o segredo da felicidade de viver, não terá sucesso nas salas de aula, mas nos laboratórios da vida. Segredo, por definição, é aquilo que a ninguém deve ser revelado, sob a pena de se perder a felicidade nele escondida. Quem tem um segredo de grande valor para si, não conta nas ruas e em ambientes públicos; mas o guarda no coração para ser revelado apenas para quem é especialmente amado e digno de confiança.

Não é difícil de entender porque professores, em geral, não são bem sucedidos ao transmitir um conhecimento especial aos seus alunos. Primeiramente, porque um professor pode não ser um mestre da matéria. É como aquele instrutor teórico, que reproduz o que lhe transmitiram nos livros, sem jamais ter experimentado os fundamentos da verdade que imagina anunciar.

Mesmo os bons mestres falham na transmissão do segredo da felicidade porque não encontram ouvidos sábios na audiência. A exceção de Jesus, que conhecia o interior de seus ouvintes, por isso comunicava efetivamente, palestrantes históricos, os chamados filósofos dos caminhos da “felicidade”, não demonstram o menor compromisso com discípulos que entulham o divã da alma nas doenças psíquicas derivadas de espíritos imundos.

Terapeutas científicos e guias espirituais teorizam corretamente a felicidade; mas, de superficialidades e descompromissos, o inferno deste mundo está cheio do “façam o que digo, e não vivam a miséria que escondo”. Felicidade não é matéria de clínica ou de púlpitos. Felicidade é tema espiritual, que transcende modelamentos comportamentais do bem viver.

A alma humana só experimentará contentamento sólido e duradouro se o espírito que sobre ela coabita for santo. Porque terapeutas, guias e cientistas da psique não dão a mínima para o viver em santidade, a alma humana, permanece, na melhor hipótese, envelhecendo-se no poder de cosméticos espirituais. São cosméticos que maquiam o espírito imundo da alma, porque não têm poder para santifica-la, tornando-a limpa e arejável no Espírito Santo de Deus.

Os segredos da felicidade se descobrem no laboratório da alma. Nesse ambiente interior, o pesquisador da felicidade é o caráter da pessoa humana. Um caráter sabiamente sujeito ao Espírito Santo descobrirá, em poucas horas de idas-e-vindas ao laboratório da vida, a fórmula da felicidade: S.A.N.T.I.D.A.D.E.

Santidade não é título para papa; nem qualidade de santo do pau-oco. É o resultado de sucessivas e conscientes escolhas por aquilo que nos torna semelhantes a Deus Pai: a dependência da nossa psique ao Mestre da vida, que nos ensina sermos bem dependentes de um espírito santo, limpo, puro, submisso e apaixonado por experimentar uma verdade atrás da outra no laboratório da vida. – Adolescente feliz cultiva a alma no Espírito Santo.

“A educação é um processo social; é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.”
(John Dewey)

“Eu nunca ensino aos meus alunos. Somente tento criar condições nas quais eles possam aprender.” (Albert Einstein)
Imagem: Limpeza (Google Imagens)
Imagem

“Eu não sei quase nada, mas desconfio de muita coisa.” (João Guimarães Rosa)
Música: Hear me. (Jim Brickman)
Música

“‘Mande buscar, em Jope, a Simão, chamado Pedro. Ele lhe trará uma mensagem por meio da qual serão salvos você e todos os da sua casa’. Quando comecei a falar, o Espírito Santo desceu sobre eles como sobre nós no princípio.” (Atos 11)
Crítica, testemunho, ensino e ajuda à igreja.

Pequena Nuvem
Ainda o movimento. Ainda há sensibilidade.
pequena.nuvem.elyasfm@gmail.com
www.domundointerior.blogspot.com

Nenhum comentário: