Entre, o mundo interior é teu!

Neste meu mundo, dentro deste coração, você apreciará reflexões sobre a obra do Impecável Carpinteiro. Ele é aquele que não cobra pelos serviços que presta; na verdade, ele pagou ao mundo o direito de aliviar o peso do madeiro sobre os ombros de seus amigos, os viajantes da existência. Meu blog é dedicado, consagrado, a Jesus, se é que terei a honra e a competência de construir algo respeitoso ao Eterno, ao que foi morto, e agora vive. Vive e intercede por gente simples; gente que procura entender corações e mentes de outras gentes simples, modestas, espontâneas.

Continuar lendo...

terça-feira, 8 de março de 2011

Um corpo de fé, dois espíritos rivais.

Quem adolesce o Espírito rejeita hierarquia eclesiástica.

[Na Feliz Cidade não entram pragas em cargos eclesiásticos. — Examina a Bíblia para você ver.]

[Este artigo “desorganiza” a IGREJA pelos dons do Espírito Santo.]

08/03/2011. Caro Simão Pedro, ― Vocês acabam de ceder, em Conselho dos apóstolos do Senhor Jesus, ao primeiro laço satânico sobre o pescoço da igreja do futuro. O crescimento do número de conversões de judeus ao evangelho não poderia ter representado um desafio gerencial para vocês. Vocês não foram comissionados para tomar medidas administrativas sobre o rebanho, mas para apascentá-lo.

A expressão Apascentar, que o Verbo da Vida, Jesus de Nazaré, se referira quanto ao seu ministério, pois dissera: “Pedro, se você me ama, então apascenta as minhas ovelhas...”, este verbo significa que você deve levar o rebanho ao pasto; deve também guardá-lo durante o pasto; e deve ensinar as ovelhas sob (e não sobre) a segurança do aprisco de Deus.

Você, amado irmão, fora chamado para pastorear uma igreja e não para instituir uma igreja. O ministério de um bom pastor é um ministério espiritual; não é um ministério institucional; não é um governo doutrinário sobre o rebanho; mas, um pastoreio de Jesus, e por Jesus, por meio do uso da Palavra do Espírito Santo de Jesus. O aprisco de Deus, querido pescador de almas, ― não é definido pelas fronteiras doutrinárias de uma organização eclesiástica, muito menos o é pelas paredes de um templo feito por mãos de homens. Isso é clube, não é igreja!

A igreja de teu Senhor, e meu, é um corpo espiritual dinâmico, liberto, invisível, e universal. Ela é dinâmica assim como o são as funções do movimento e da sensibilidade, por Deus aqui criadas há 4 bilhões de anos: a vida. A igreja é liberta, pois o Senhor a desobstruiu das amarras de governos satanizados: a liberdade. Ela é invisível, pois só Deus vê o coração dos homens: a inteligência. E a igreja é universal, pois o Senhor determinou que fôssemos por todo o mundo levando o contágio de seu poder restaurador de vidas: o amor.

Você, Pedro, e os demais onze apóstolos, cederam debaixo da murmuração originada no Diabo. Ele segredou um plano organizacional aos teus ouvidos. Ele fez isso pelas bocas dos judeus de fala grega que se desentenderam com os de fala hebraica. Eles te fizeram “botar ordem na casa”, organizá-la, instituir os relacionamentos diários entre as ovelhas de um rebanho vivo, liberto, inteligente e amoroso. Você criou um primeiro cargo na igreja. Eles, os da peste, completaram a obra. Vocês tentaram engessar homens cheios do Espírito Santo; cheios de vida, liberdade, inteligência e amor, para que eles cuidassem de obras sociais.

Vocês disseram: “― Não é certo negligenciarmos o ministério da palavra de Deus, a fim de servir às mesas. Escolham entre vocês sete homens de bom testemunho, cheios do Espírito e de sabedoria. Passaremos a eles essa tarefa e nos dedicaremos à oração e ao ministério da palavra”. Os caras tentaram conter Estevão, por exemplo – um vulcão no Espírito Santo. Com isso, vocês cederam aos que te segredavam dificuldades de conduzir um crescente número de discípulos, de pessoas transformadas pelo poder de Deus. Cedo vocês se esqueceram das aulas práticas do Senhor, que lhes ensinara a que alimentassem vocês mesmos as multidões de famintos, e que então as despedissem em novidade de vida, em paz.

A proposta, a que vocês deram ouvidos (a de criar uma diaconia), “agradou a todos”, não agradou? Será que agradou a Deus? Vocês consultaram a Deus, assim como nele buscaram conselho para a escolha de Matias, o substituto de Judas Iscariotes no apostolado? Vocês consultaram ao Altíssimo, e a sua Palavra de sabedoria e poder? Ou decidiram isso em “conselho”? Antes de decidirem por formalizar uma estrutura hierárquica entre os líderes, vocês atentaram para os vícios importados do mundo, trazidos por esses mesmos líderes e sacerdotes do templo dos fariseus e saduceus? Ou vocês exportaram o Espírito de Deus para fora de suas inteligência e obediência, quando resolveram se apoiar na estrutura eclesiástica do Sistema religioso dessa época?

Concluindo, meu amado apóstolo, vocês nos legaram a praga eclesiástica que alcança a minha geração dois milênios à frente. A praga alcançou-nos no comboio da fé viva, liberta, inteligente e amorosa. Com as bênçãos veio-nos a praga da murmuração: essa censura disfarçada na voz baixinha de um Conselho qualquer: “― Vamos organizar essa igreja!” Não vamos! Vamos desorganizá-la... Em um só rebanho, em um só Pastor. Quem adolesce o Espírito rejeita hierarquia eclesiástica.

“Que formosa aparência tem a falsidade.” William Shakespeare

“O falso amigo e a sombra só nos acompanham quando o sol brilha”. Benjamin Franklin
Imagem: Falsidade
Imagem

“Se uma porta se fecha aqui, outra se abre ali. Deus cuida de mim... sim, cuida de mim.”
Música: Deus cuida de mim. Kleber Lucas
Música

“Estêvão, homem cheio da graça e do poder de Deus, realizava grandes maravilhas e sinais entre o povo. Contudo, levantou-se oposição dos membros da chamada Sinagoga dos Libertos.” Provérbios 05
Provérbios 06

Nenhum comentário: