Entre, o mundo interior é teu!

Neste meu mundo, dentro deste coração, você apreciará reflexões sobre a obra do Impecável Carpinteiro. Ele é aquele que não cobra pelos serviços que presta; na verdade, ele pagou ao mundo o direito de aliviar o peso do madeiro sobre os ombros de seus amigos, os viajantes da existência. Meu blog é dedicado, consagrado, a Jesus, se é que terei a honra e a competência de construir algo respeitoso ao Eterno, ao que foi morto, e agora vive. Vive e intercede por gente simples; gente que procura entender corações e mentes de outras gentes simples, modestas, espontâneas.

Continuar lendo...

segunda-feira, 18 de abril de 2011

O evangelho é caminho da Graça, não de gracinhas!

CARTA 002. Escrita por leitor do blog; um amigo que segue o Senhor Jesus.

Falemos do amor restaurador de Deus Pai.
A minha relação com o Pai sempre foi pautada no medo. Simples de entender: “Se eu for ‘bonzinho’, Ele também será. Agora, se eu falhar, Ele vai acabar com a minha vida.” Foi esse tipo de relacionamento que eu tive até pouco tempo. Eu não conhecia o Deus de amor e o amor de Deus.

Como disse anteriormente, agradeço a Deus por ter crescido na Igreja, porque, ainda hoje, colho frutos de relacionamento com pessoas que duram até hoje. Meus melhores amigos estão lá, amigos que choram comigo e sorriem comigo. Amigos pra todas as horas. Lá, eu conheci o Senhor Jesus. Lá Ele me abençoou com um dom dos mais impressionantes, o dom da música. E como eu amo isso tudo! No entanto, o meu discipulado e meu relacionamento com o Pai foi construído em cima de uma temática amedrontadora. Eu sempre tive medo de Deus. Como é certo o nascer e o pôr do sol, era certo que eu não poderia falhar senão a recompensa seria trágica. Deus me fulminaria.

Éramos ensinados que “isso não pode”, “aquilo é pecado”, “isso Deus condena” e o juízo dele virá sobre você. Tratei, logo, de resolver esse problema: não vou errar. E foi assim. Criei um fardo enorme e o carreguei por anos a fio! Ele minou a minha relação com o Pai. Por isso explico que cresci numa redoma que eu mesmo criei para que nada chegasse a mim e me tirasse do ‘caminho’. Por conta disso, sempre tive dificuldades de falar de Jesus, de amar o pecador (eu o condenava, e como é fácil fazer isso) e ficava somente preocupado em agradar a Deus com a minha vida pra que Ele não ‘acabasse’ comigo. Eu não entendia o que era graça. Aliás, ‘quase nunca’ escutava essa palavra na Igreja.

O Deus da graça me foi revelado há pouco mais de dois anos. E isso mudou completamente a minha vida em absolutamente tudo! Esse foi o divisor de águas da minha vida. Entender a graça do Eterno me fez nascer de novo. Fez-me enxergar - o processo não se concluiu - o sentido do amor e o plano de redenção da humanidade! Fez-me entender Jesus! E como isso é transformador! O Jesus que habitou entre nós, sujeitos às mesmas paixões e concupiscências, mesmo sendo Deus, não usurpou ser igual a Ele. Tomou a forma de servo, homem simples, de coração puro com uma capacidade incrível de amar. E os relatos que temos disso são de três anos de ministério! Imagino que Jesus, como carpinteiro, era aquele jovem que todo mundo gostava de desfrutar momentos ao Seu lado. Imagino que Ele tinha ótimo senso de humor aliado a uma boa palavra. A graça, imerecida, que não soma débitos nem créditos, abriu meus olhos para o amor de Deus e para o amor ao próximo. Já não mais carrego o fardo. Peço ao Senhor Deus para que, se Ele se agradar, que use a minha vida pra que eu possa de alguma maneira ter o poder de falar disso para os meus amigos, principalmente os de lá (como chamo os amigos do meu bairro), para que a vida deles também seja transformada pelo poder transformador do amor de Jesus!

Entenda, por favor, que de modo algum eu condeno ou critico os meus líderes cristãos. Jamais! Eu os amo e sou, até hoje, submisso e pronto em atendê-los em tudo que me for solicitado. Ainda os visito com regularidade e recebo muito carinho por parte deles também. Ainda sou convidado para participar das programações da Igreja, dos acampamentos, congressos! Estive lá recentemente, e foi muito bom! Eles são uma bênção!

Tenho aprendido dia após dia mais sobre o Eterno. A fonte de todo conhecimento jorra água eterna. O processo ainda não se concluiu, nem sei se se concluirá na Glória! Isso é tremendo! Vivo em novidade de vida; tudo se fez novo!

A minha oração é para que eu seja como Jesus! Que me atente para o outro, ame o próximo e seja uma ponta do Seu Reino onde eu estiver, onde Ele resolver me colocar.

Obrigado pelas palavras! Tenho lido alguns outros posts e vejo que temos muita coisa para dialogar! A dúvida não me é mais um empecilho. Pelo contrário, me aproxima da verdade revelada na palavra e na pessoa de Jesus, e eu vejo que posso aprender muito com a nossas conversas. Não tenho dúvida de que isso também faz parte do cuidado de Deus comigo! - Que o Senhor te abençoe e toda a sua família!

RESPOSTA À CARTA ACIMA:
O evangelho é caminho da Graça, não de gracinhas!

Prezado amigo, seguidor do Senhor Jesus:
O evangelho de Jesus é o único caminho de salvação, por isso é caminho da graça de Deus Pai. Mas, recentemente, de poucos anos para cá (nem décadas!), o evangelho aculturou-se do “evangelho do medo” para o “evangelho da graça minúscula”. E isso é extremamente sério e contrário aos que caminham no anseio da vida eterna.

Quem caminha com seriedade o caminho do evangelho precisa compreender, na revelação das Escrituras, que a Graça de Deus implica em correção de conduta; implica na construção de um novo caráter; implica em um repúdio à velha natureza; em favor, e por amor, de uma conduta honrosa, conforme dizem as Escrituras. Somos discípulos a caminho de uma eternidade limpa, sadia, pura, feliz e santa. A Graça de Deus nos habilita a desenvolvermos o caráter deste Reino de Deus, iniciado na descida do Espírito Santo (o Pentecostes), agraciando todos aqueles que haveriam de amadurecer em si o caráter de Jesus, o filho da perfeição da vontade de Deus Pai.

Ocorre, então, que o evangelho do medo, o evangelho da ignorância quanto à Palavra de Deus, migrou para um “evangelho de gracinhas”, que se traduz nos dias de hoje pela mesma (ou pior!) ignorância da Palavra de Deus, alcançando a leviandade e a frouxidão de caráter. É como se dissessem que “Jesus veio para liberar-geral: a indecência, a imoralidade, e a corrupção; porque, afinal, ele liberta os oprimidos pelo preço elevado que ele pagou pelas Boas Novas de Salvação”. Essa ``vulgar'' teologia, pregada em esquinas de fé qualquer, não tem nada de lastro nas Escrituras!

Quem se envereda por um “evangelho” sem conhecimento e, portanto, sem intimidade com a Verdade revelada na leitura criteriosa, reverente e respeitosa das Escrituras, está seriamente fadado a afrouxar as rédeas do caráter de Jesus em sua conduta pessoal. Quem examina, ainda que apenas estude um dos quatro evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas ou João), verá que o Senhor Jesus era sério de conduta e rico da Graça de seu Pai, pelo poder do Espírito Santo, derramado sobre ele às margens do Jordão no batismo público por João Batista. E, por falar em João, é bom observar que este foi considerado por Jesus o maior entre todos os profetas sérios, porque este caracterizou seu ministério em inegociável caráter: O caso de Herodias que o diga!

Por conta de teologias pró-libertinagem (infelizmente), pessoas pactuadas com a mente de Satanás, que tentam vulgarizar um ``novo caminho da Graça”, a igreja vai se aculturando no espírito do engano – o espírito que chama ao fim trágico de gerações de corrupção. É por conta de não lerem respeitosamente as Escrituras, de não pactuarem um viver na dependência do Espírito SANTO, que a igreja (o ambiente espiritual de um cristianismo pós-moderno) se imiscui na devassidão de Sodoma e Gomorra.

Caro seguidor de Jesus, por conta da falta de sabedoria no entendimento do que seja a Graça de Deus Pai (que é o perdão imerecido aos nossos pecados confessados e abandonados, por meio do sacrifício elevadíssimo de Jesus, ministrado a nós pelo Espírito Santo) o que vou lhe dizer é pesado, soa igualmente vulgar, quase insuportável aos ouvidos de quem vive da Graça de Verdade; mas, necessário, para fugirmos das ciladas dos falsos mestres de um “evangelho para gracinhas” espirituais.

Abra um dicionário (Aurélio, por exemplo) e leia o significado de Sodomia. (Leu?) Pois é! Na medida em que a Graça tem dificuldades de entrar na cabeça e na alma dessa gente pervertida, eles têm simpatia até pela devassidão sexual, por conta de terem cooptado no espírito de hiena. [Hiena: À exceção do lobo-da-terra, que é solitário, as hienas são animais gregários e têm hábitos noturnos, embora possam pontualmente estar ativas de dia. A hiena produz um som parecido com o de uma risada. Suas sociedades são dominadas pelas fêmeas, o que não é comum entre mamíferos, e as fêmeas têm níveis de agressividade muito altos, gerando hormônios masculinos, o que de fato interfere na procriação. Até as crias são muito agressivas e é comum matarem-se umas as outras. As hienas nascem com os olhos abertos e os dentes inteiramente formados. - Wikipédia]. Este é o fruto de uma sociedade que, na sombra de líderes espirituais de caráter amortecido, troca a Graça de Deus Pai pela “gracinha” de uma deusa Afrodite, por exemplo! A que tipo de céu isso vai levar? Será que os simpatizantes da sodomia serão vizinhos-irmãos com João Batista na eternidade? Será? Raça de víboras! - diria A voz de João que clamou nos desertos espirituais à semelhança de nossos tempos.

Entenda-me corretamente através da acidez deste texto, por favor. Estou, obviamente, ministrando pela oportunidade que o tema de sua carta me sugere: “medo versus graça.” Então, nem “medo” nem “gracinha”; mas temor e graça. Pois temor é o princípio da sabedoria em Deus Pai; e a graça é o cumprimento da sabedoria num viver e caminhar conforme Jesus – o filho impecável de Deus Pai, nosso Senhor da vida, nosso libertador da morte. – Escreva mais. Abraço cordial, e esteja na graça e na paz de um caráter inabalável pelo Reino de Deus, que já vem aí! – Seu irmão seguidor igualmente de Jesus.

Dedicatória de irmão para irmão de santo caráter:
O amor de Jesus é extravagantemente santo!
Música

Nenhum comentário: