Entre, o mundo interior é teu!

Neste meu mundo, dentro deste coração, você apreciará reflexões sobre a obra do Impecável Carpinteiro. Ele é aquele que não cobra pelos serviços que presta; na verdade, ele pagou ao mundo o direito de aliviar o peso do madeiro sobre os ombros de seus amigos, os viajantes da existência. Meu blog é dedicado, consagrado, a Jesus, se é que terei a honra e a competência de construir algo respeitoso ao Eterno, ao que foi morto, e agora vive. Vive e intercede por gente simples; gente que procura entender corações e mentes de outras gentes simples, modestas, espontâneas.

Continuar lendo...

sábado, 16 de abril de 2011

Medos, anseios e inseguranças da vida.

Carta de um seguidor do Senhor Jesus.

“Falar sobre fé e vida cristã, especialmente hoje, me interessam muito. Digo isso porque vivi minha vida quase que inteira numa redoma de vidro, inquebrável, intocável chamada religião, ou como prefiro entender, farisaísmo. Sim, eu sempre fui bem fariseu! Eu não tinha noção disso. Infelizmente perdi muito tempo e oportunidade de fazer a diferença por onde passei ou estive.”

“Embora começasse a frequentar uma igreja desde os meus 5 ou 6 anos, minha experiência foi aos 18. Cresci numa igreja em um bairro de minha atual cidade. Eu sou muito grato ao Senhor por ter crescido lá. Tive, como todo adolescente-jovem de hoje, como foi com Daniel, manjares à minha disposição para que eu me desinteressasse pela fé cristã. No entanto, a minha vida religiosa, longe de Jesus e da verdade do Seu evangelho, me prendeu na casa de DEUS e, hoje, tenho certeza de que se não fosse por isso eu não sei onde poderia estar. Mais é chegado um novo tempo. Tempo de entendimento da essência do evangelho e do viver cristão!”

“Quando você citou que você procura enfatizar o caráter do Senhor Jesus como luz para os tempos de hoje, lembrei-me da minha colação de grau. Durante 5 anos de faculdade, num ambiente “fértil” para semear a palavra de DEUS, eu me calei. E o que me envergonha hoje é reconhecer que o Senhor abriu todo tipo de porta e oportunidade para eu poder falar do nome e vida dele. Numa sala de 65 pessoas, eu era muitíssimo bem tratado e respeitado por todos por conta da minha fé. Em 5 anos, nunca tive nenhum tipo de encontro ou relacionamento que não fosse dentro de sala. Eles faziam questão de mim (queriam incluir-me “socialmente”); eu não! Não me envolvia porque me achava melhor, digno, separado e santo! Quanta estupidez! Jesus jamais agiria assim! Na colação de grau, eu fiz a oração do fariseu: ‘Obrigado, Senhor, porque não sou como eles! Eles estão indo encher a cara de cerveja; mas eu rendo graças ao Senhor por essa conquista’. Orgulhei-me de minha postura!?”

“Então, assim como o meu eu de ontem, por exemplo, vejo que a vida religiosa cega e cala as pessoas. Existe quase que um dogma que não nos permite, em nossas igrejas, ou na intimidade da vida com Deus, ter dúvidas acerca da fé. Dúvidas essas que nem nos permitimos ter por entender muitas vezes que estamos afrontando o próprio DEUS. Por isso, também, não observamos manifestos nas pessoas os frutos do Espírito. Vida com DEUS, ainda nos dias de hoje, refere-se a estar ativo numa Igreja, participando de um ministério eclesiástico, num grupo pequeno ou célula, não faltando aos cultos e, o que é pior em alguns ajuntamentos, dizimando! Cria-se uma rotina e uma sensação errada de vida com DEUS. Nessa, alguns se perdem quanto à verdade da vida de Jesus Cristo; não tem relacionamento com Ele na intimidade; e não manifestam os frutos do Espírito. Foi assim comigo.”

“Quanto maior o desejo de conhecer a Deus, maiores perguntas se fazem a respeito dele; e justamente nesse processo de busca de entendimento é que surgem as dúvidas. Algumas pessoas acham perigoso fazer muitas perguntas sobre Deus e questionar as crenças tradicionais a respeito das realidades espirituais e do evangelho. Porém quando não fazemos perguntas e não penetramos no campo da dúvida nossas crenças se reduzem a clichês, que com o tempo deixam de fazer sentido para nós. Não demora muito, caímos na armadilha de confundir Deus com as crenças; isto é, confundimos Deus com as coisas que pensamos a respeito de Deus, o que acaba por colocar em risco a nossa fé. O melhor antídoto contra a falta de fé é a dúvida. Somente quem tem coragem de fazer perguntas às suas crenças pode crescer na sua fé. (Ed René Kivitz)”.

“Você tem razão sobre as questões centrais no que tange à felicidade. É a grande busca de todo ser humano. Ser feliz é vital. Mais vida feliz e felicidade podem não ser a mesma coisa. Parece que quando falamos sobre vida feliz, entendemos de uma maneira mais fácil que dependemos da dispensação da graça do Eterno Deus, da manifestação do Espírito, e da vida de Cristo revelada em nós. O conceito de felicidade, lamentavelmente, reduziu-se a um estado de euforia provocado pela satisfação do ego, do pessoal, do íntimo e do egoísmo. Isso não manifesta o caráter e o plano de DEUS.”

“O que me é claro hoje é que o Espírito Santo ungiu algumas pessoas para nos ajudar ao exame das escrituras. E que bom que você reconhece isso em sua vida! Eu estou no processo de aprender de DEUS no dia a dia. De viver a vida dele com o coração dele – de Deus Pai. E muito disso aprendi através da vida em comunhão, na maioria das vezes com amigos. Verdadeiros presentes do Senhor pra mim! Espero ser cheio da sabedoria dele um dia, para poder ajudar outros também, com muito amor das Escrituras.”

“Sem demagogia alguma: obrigado por se dispor a me escutar e me ajudar na “caminhada vitoriosa.” Um dia alguém disse que eu me beneficiaria muito de conversar com servos de Deus, porque além de me entenderem, podem ajudar-nos com nossos medos, anseios e inseguranças normais da vida! Espero que seja assim, então!”

Resposta à carta cordial:

Há excelente tesouro para o Reino de Deus em sua exposição. Pois você testemunha do coração, com inteligência e coragem a fim de se tornar mais útil naquilo que anseia. Que o Senhor nosso Deus te fortaleça através da unção de seu Santo Espírito, para que você cresça frutos que alimentem outros homens e mulheres que virão à consciência da entrega da vida ao Senhor Deus – Pai da Vida.

Quanto aos “medos, anseios e inseguranças da vida”, o Senhor Jesus é especialista em curar também essas corrupções. Sugiro recorrer cada vez mais à “caixa do tesouro” dita por Jesus: “Examinai as Escrituras, pois elas de mim testificam e contêm palavras de vida eterna”.

Os menores humanos tornaram-se os maiores homens de Deus, porque se alimentaram da revelação da Palavra de Deus, quando precisaram vencer o medo, o anseio e a insegurança fatais. Nessas circunstâncias, eles (Moisés, Gideão, Josué, Jacó, Abraão, Davi, Pedro, Maria, Noemi, Ester, Isabel, Ana e tantos outros) tornaram-se heróis da fé. O tesouro dessas pessoas era um (verifique, por favor): a disciplina do trabalho santo apoiada nas promessas do Reino de Deus.

Ninguém constrói sonhos na ignorância. Sonhos são tornados realidades com base em conhecimento. O conhecimento da palavra revelada por Deus e a disciplina de trabalhar sonhos de justiça, representam vitória certa; pois acertam com o coração do Pai.

Escreva mais! Procurarei estar à altura de honrar seu esforço por seus sonhos no Reino do Altíssimo Deus, que já vem aí, sem corrupção alguma!

Nenhum comentário: