Entre, o mundo interior é teu!

Neste meu mundo, dentro deste coração, você apreciará reflexões sobre a obra do Impecável Carpinteiro. Ele é aquele que não cobra pelos serviços que presta; na verdade, ele pagou ao mundo o direito de aliviar o peso do madeiro sobre os ombros de seus amigos, os viajantes da existência. Meu blog é dedicado, consagrado, a Jesus, se é que terei a honra e a competência de construir algo respeitoso ao Eterno, ao que foi morto, e agora vive. Vive e intercede por gente simples; gente que procura entender corações e mentes de outras gentes simples, modestas, espontâneas.

Continuar lendo...

domingo, 1 de maio de 2011

Aprendizado para salva-vidas.

A fé sem conhecimento leva ao Nada.

[O caminho da Felicidade é a ponte da boa fé. — Examina a Bíblia para você ver].

[Este artigo diz que fé sem conhecimento é IDOLATRIA espiritual].

O valor da fé está no conhecimento que se adquire em Deus Pai. A fé é necessária para eternizar a alma humana. Sem ela o homem é um ateu, figura quase inexistente nos dias de hoje. Pela a fé o homem estabelece uma conexão no mundo espiritual. Mas não nos basta ter fé em Deus se o desconhecemos; se não temos intimidade com o autor da verdadeira fé. Fé equivocada, que é a fé no deus errado, ou em deuses quaisquer, é fé que mira no mundo das trevas espirituais, e não no mundo dos salvos.

Não nos basta ter fé como um valor absoluto. É preciso ter fé como uma grandeza vetorial. A fé não é uma grandeza escalar, mas um vetor: ela tem tanto intensidade, quanto sentido. A fé tem duas componentes. Fé é como uma seta atirada do arco de um guerreiro. Ela atinge seu alvo dependendo da força com que é atirada, e da direção que se pretende dar a seta da fé.

A fé, então, tem a componente da intensidade com que se exerce a crença; e tem ainda a componente da direção, com que se mira o destino da fé: se para Deus Pai, ou se para deus Diabo. O destino da fé pode ainda mirar uma gama enorme de imagens espirituais entre o verdadeiro Deus Criador e o falso deus Diabo; são as idolatrias diversas, ao lado das imaturidades várias, de crentes sinceros, mas ignorantes da Palavra de Deus.

A fé pode ser entendida pela figura de uma ponte entre nossos dois mundos: o físico e o espiritual. Numa extremidade anterior da fé (a montante) está o homem. Na outra extremidade (a jusante) está o ente espiritual ao qual intentamos alcançar: o Deus Criador ou os deuses imiscuídos na Criação. Tanto o mundo físico quanto o espiritual cooperam na construção da ponte da fé. E é aí que reside a necessidade de conhecimento.

Assim como o engenheiro de construção civil se empenha por firmar as extremidades da ponte em terrenos prospectados, assim o homem espiritual deve buscar conhecer aonde sua fé o está levando: se para a Nova Terra do Novo Céu, se para o Lago de Fogo e Enxofre.

O meu terreno de fé, que define a origem e o destino de minha ponte espiritual, é a Bíblia. A Bíblia me revela o terreno espiritual em que estou pisando. A Bíblia, consultada e meditada dia e noite, como diz o salmista, me faz repousar na boa fé. A boa fé é um pasto verdejante. Sem a Bíblia, sem a revelação da Palavra de Deus (o Verdadeiro Deus), o homem não consegue repousar enquanto constrói sua ponte para o lado da eternidade gloriosa.

Portanto, não há mérito algum em se ter uma grande fé, pois se corre o risco de se estar praticando a fé espiritualmente errada, a fé pecaminosa, a fé idólatra, a fé das trevas, a fé sem Palavra, sem Luz, sem Cruz – a fé sem Jesus. Jesus é a ponte da boa e segura fé. Ele diz: “Eu sou o Caminho, sou a Verdade, sou a Vida”. Jesus é a única ponte de fé salvadora. Eu percorro a ponte espiritual entre o mundo de cá e o de lá, mas caminhando sobre a ponte de fé que é Jesus. Logo, é preciso conhecer Jesus. Mas há crentes que não o conhecem na intimidade de sua alma.

Jesus diz: “Examinem as escrituras sagradas. Elas trazem palavras de vida eterna e são elas que testificam de mim”. Se eu examino as Escrituras, meditando regularmente no que ela me comunica, com o auxílio do Espírito Santo, que traz à luz a Palavra de Deus, em mim não há trevas, não há engano, não há possibilidade de eu estar construindo um caminho-ponte para mundos espirituais da perdição eterna.

Por isso, não basta ter fé intensa; é preciso ter fé com conhecimento na lei de Deus, para mirarmos em Deus Pai, e não cairmos de bobo nas ciladas da má fé do Diabo. O valor da fé está, então, no conhecimento que se adquire de Deus Pai. Pois sem fé, sem a boa fé, é impossível agradarmos a Deus. Construa sua ponte, sua única ponte de vida, lendo regularmente as Escrituras, e meditando nas revelações da Palavra de Deus para o teu bom entendimento do solo em que pisa. O Espírito Santo é nosso consolador, e mestre de fé, a boa fé. – A fé sem conhecimento leva ao Nada.

“Todas as leis humanas se alimentam da lei de Deus.”
(Heráclito)

“Se o conhecimento pode criar problemas, não é através da ignorância que podemos solucioná-los.” (Isaac Asimov)

Imagem: Conhecimento (Google Imagens)
Imagem

“Gastemos a vida inteira para dizer: Conheci-O muito bem.”
Música: For All We Know. (Carpenters)
Música

“Senhores, que devo fazer para ser salvo?” – Os apóstolos responderam: “Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa.” (Atos 16)
Atos 16

Pequena Nuvem
Ainda o movimento. Ainda há sensibilidade.
pequena.nuvem.elyasfm@gmail.com
www.domundointerior.blogspot.com

Nenhum comentário: