Entre, o mundo interior é teu!

Neste meu mundo, dentro deste coração, você apreciará reflexões sobre a obra do Impecável Carpinteiro. Ele é aquele que não cobra pelos serviços que presta; na verdade, ele pagou ao mundo o direito de aliviar o peso do madeiro sobre os ombros de seus amigos, os viajantes da existência. Meu blog é dedicado, consagrado, a Jesus, se é que terei a honra e a competência de construir algo respeitoso ao Eterno, ao que foi morto, e agora vive. Vive e intercede por gente simples; gente que procura entender corações e mentes de outras gentes simples, modestas, espontâneas.

Continuar lendo...

segunda-feira, 11 de maio de 2009

PARA OS QUE OUVIRAM FALAR DE JESUS,

O Senhor te dirá quais são as condições.

Um desafio radical! Pensando em você, li uma mensagem instigadora no Manual do Impecável Carpinteiro. A Bíblia, que é uma biblioteca do amor do Eterno Deus para a humanidade, e que levou cerca de 1600 anos para estar completa para a felicidade dos seguidores de Jesus, registra um desafio para quem deseja permanecer num caminho excelente. Do homem inigualável, que se apresentava como um vermezinho à sociedade de seus dias, está escrito:

Certa vez uma grande multidão estava acompanhando Jesus. Ele virou-se para eles e disse:

– Quem quiser me acompanhar não pode ser meu seguidor se não me amar mais do que ama o seu pai, a sua mãe, a sua esposa, os seus filhos, os seus irmãos, as suas irmãs e até a si mesmo. Não pode ser meu seguidor quem não estiver pronto para morrer como eu vou morrer, e me acompanhar. Nenhum de vocês pode ser meu discípulo se não deixar tudo o que tem.

Aí Jesus aproximou-se ainda mais da multidão e de seus seguidores, como que querendo diluir possíveis dúvidas, e disparou algo que define bem a seriedade do caminho estreito que leva à felicidade:

– Quem quiser ser meu seguidor, quem estiver desejoso de encontrar a vida verdadeira, que esqueça seu interesse próprio; e trilhe seu caminho após meus passos. Pois, quem põe os seus planos e desejos em primeiro lugar, nunca será feliz; mas quem se abandona por minha causa e por causa dos meus ensinamentos terá a vida eterna. Pois não há nada que você possa fazer para ser feliz sem a minha colaboração.

Que impacto causa em você essa fala franca do mestre da vida? Em mim, o impacto foi enorme, quando a ouvi pela primeira vez há cerca de 30 anos. Eu era um calouro universitário. Tinha recém entrado no ITA de São José dos Campos; o instituto de tecnologias aeroespaciais de enorme prestígio no ambiente acadêmico das engenharias. Você acha que me foi possível seguir adiante sem me posicionar diante de uma informação tão extravagante como essa dita pelo Senhor? A primeira coisa que um cara considerado inteligente faz, ao ser desafiado, é procurar identificar quem o desafia, para ver se a provocação merece respeito. Nesse caso, em particular, o choque é ainda mais contundente, pois o autor da declaração impetuosa havia sido rejeitado por gente tida por esperta; eram líderes religiosos e autoridades do governo mundial da época (no caso o império romano, que dominava sobre tudo que interessava, inclusive sobre a Palestina, uma região de trânsito mercantil importante para os cofres públicos).

Antes de você conhecer o rumo da minha decisão, diante da mensagem que você acabou de ler, observe com mais atenção os significados do que aquele intrépido carpinteiro, o filho de José e Maria, colocou em sua declaração – que hoje eu considero um convite à rendição incondicional para quem opta por segui-lo nesta vida. Está dito que:

“Uma grande multidão o seguia...” – Por quais motivos aquelas pessoas seguiam Jesus? Pergunte-se se todos desejavam a sua oferta maior? Uma eternidade feliz! Os olhos daquela gente preferiam ver em Jesus a solução para as suas mazelas diárias ou seu desejo estava em obter vitória sobre a maior de todas as chagas, a morte? Que respostas você teria a esses pensamentos se você estivesse no meio daquela multidão? Seja sincero e reavalie seus conceitos sobre as atitudes de um seguidor que agrada a Jesus. Você teve quase 2000 anos de experiências colhidas em vidas alheias para decidir com tranquilidade agora, pela conduta ideal de um seguidor de Jesus!

“Quem quiser me acompanhar...” – Jesus induz alguém a segui-lo? Ou ele apenas faz convites de forma desafiadora? Por que o rejeitamos tantas vezes? Quem faz apelos para você seguir a Jesus (prometendo que sua vida será uma planície, sem vales e montanhas) fala a verdade bíblica de Jesus? Por que se lustra um caminho vulgar e tentam colá-lo ao Carpinteiro? Seria para esconder o Único Caminho entre tantos fogos de artifício soltados pelas religiões mundanas que constroem caminhos light? Quem tem interesse em camuflar com palha as pegadas de Jesus na areia dos desertos dessa vida? Você realmente está pensando em trilhar após os passos de Jesus? Você acha que você dará conta? Que recurso ou valor você dispõe para segui-lo?

“Ame-me mais que a seu pai, mãe, esposa, marido, filhos, irmãos, irmãs e até a si mesmo...” – É possível amar Jesus de forma superior, elevada? Aqui Jesus está te lembrando do 1º mandamento: Amar a Deus acima de tudo. Você está disposto a entender esse amor? Amar a Jesus acima de tudo é o mesmo que amá-lo acima de todos? Não se trata de hierarquizar o amor a Deus, mas de priorizá-lo. Quem é mais prioritário para sua felicidade, seu pai ou seu Pai? Quem é mais prioritário para seus familiares, você ou Jesus? O que você pode fazer para amá-lo acima de tudo? Sua fidelidade a Ele é inquestionável? E se você morresse para você mesmo, e Ele assumisse sua alma? Daria certo, não daria? Mas isso é assunto para a condição seguinte!

“Esteja pronto para morrer como eu vou morrer...” – Pois é! Como foi que Jesus morreu? Não, eu não estou dizendo que você deve se flagelar numa cruz de pau no alto de um morrote por aí. Não é isso! A questão é: você está disposto a renunciar a sua vida terrenal? Esta vidinha de hoje, e que não dura nadinha se comparada com a eternidade! Você está pronto para abrir mão do seu projeto de felicidade, trocando-o por um sonho de felicidade de Deus para você? Jesus, a Sua parte 100% humana, fez morrer num deserto as vontades em obediência ao Pai. Você caminharia um deserto para morrer suas vontades? Ou você consegue matar suas vontades carnais num bem-bom do qual você não abre mão? Decida morrer, colega! Se você morrer de suas vaidades, você não será ressuscitado para uma nova vida? Vamos colocar isso na nossa cabecinha oca de uma vez por todas: Jesus não morreu coisíssima nenhuma! Ele está completamente VIVO! Nunca se esqueça disso! Não tem conversa de morte com Jesus, não. Só, de Vida com Renúncia. Entendeu? O convite é para render-se, depor as armas, baixar a bola; na verdade, para furar a bola de orgulho que existe aqui dentro.

“Nenhum de vocês pode ser meu discípulo se não deixar tudo o que tem...” – Bem, essa condição é fácil. Nós não temos nada mesmo! Você tem um carro? Uma casa? Dinheiro? Profissão? Se você tem, por que você quer mais? Se você quer mais, é porque não tem. Entendeu? Você não consegue possuir (reter em seu poder) as coisas que você pensa que tem. A única coisa digna de se reter são sonhos. Se forem sonhos sonhados com Jesus, melhor ainda! O Senhor é mestre, pós-graduado, em coisas fluidas: alma, sonho, céu, felicidade, amor, prazer, alegria etc. Ele tem um shopping dessas coisas lindas. Ele comprou tudo isso só para dar aos seus discípulos e vê-los sorrir. Você sabia disso?

“Trilhe o caminho após os meus passos...” – Onde está o teu caminho, meu amigo? Você segue algum caminho específico nesse deserto da nossa existência rumo a algum oásis? Ou você não percebeu que é isso mesmo, que esta vida se passa num desertão perigoso? Você já se perdeu por aqui, no deserto? Já ficou sem respostas? Seu mapa rodoviário já te desencaminhou por aí? Jesus disse que ele é O Caminho; não, um caminho nesse deserto da vida. O que você vai fazer para achar o caminho de Jesus? Alguém já te disse que o caminho de Jesus é estreitinho? Uma trilha nada convidativa? Como você vai achar coragem para caminhar pela trilha dele? É possível que ele mesmo te conduza no colo quando você pensar em desistir de sua trilha?

“Quem põe o EU em primeiro lugar, nunca terá a vida verdadeira...” – Isso aqui é uma condição extrema! Todas as anteriores são difíceis, mas essa aqui você e eu nascemos para descumprir. Você já ouviu alguém dizer assim: “– O que você tem a ver com a Minha vida?” “– Esse é Meu dinheiro, faço dele o que Eu quiser!” “– Eu tenho fé para determinar a Deus que me dê isso e aquilo e ele Me dá!” Gozado, né? As pessoas não pedem a Deus vergonha na cara! Tem algumas pessoas que não pedem a Deus para serem os últimos na fila, né? Só pra morrer, que eles querem ocupar o último lugar da fila. Você é assim? Jesus está dizendo que o egocentrista permanecerá morto. Que o cara que tem um caráter personalista, já era! Você não é assim não, né? O personalista é alguém que gosta de ser tema central. É fácil querer ser foco de atenção, não é? Pois é! Isso é um perigo, pois essa pessoa não consegue achar o próximo, ou achar Deus, mas só a ele mesmo. São pessoas que adaptam tudo ao seu modo. Adaptam até Deus ao seu gosto e estilo de vida. Isso é uma praga! Mata gente aos montes! Eu procuro autonegar-me (auto-abandonar-me) para deixar de ser assim, personalista. E você?

“Quem se abandona por minha causa e por causa dos meus ensinamentos terá a vida eterna...” – Esta condição é a recompensa da anterior. Quem se abandona por causa de Jesus, deixa de ser egocentrista, e acaba se tornando altruísta. Altruísmo é uma doutrina ética que considera como fim da conduta humana o interesse do próximo. Como posso pensar e agir prioritariamente pelo próximo? Eu, este Camelô, não posso nada sozinho. A única coisa que posso fazer, no sentido do altruísmo, é lembrar-me que eu fui promovido ao posto de escravo, de servo do Senhor, quando botei meus pés no seu caminho estreitinho. Qual é a conduta de um servo? Não é de servir ao Eterno? E o Eterno não nos ensina a ajudarmos o próximo? Afinal, não é uma trilha estreitinha o Seu Caminho? Já que é estreito, como que você pensa ser possível caminhar sem contato com outros companheiros de trilha? Tem momentos, colega, que só passa um seguidor por vez, em determinados lugares da trilha de Jesus. Aí você não vai ajudar o companheiro? Se você não ajudá-lo, ele pode ficar entalado ali, obstruindo o teu próprio caminho. Você entendeu isso, né?

“Sem minha cooperação, você não pode fazer nada por sua felicidade...” – Cooperar é trabalhar simultaneamente junto a alguém. Felicidade é aquilo que um trilhador de caminhos, estando perdido, sente, em uma mata, por exemplo, ao ser achado por um salva-vidas. Sem a cooperação simultânea de Jesus, todos os seus legítimos esforços por felicidade (estudar, trabalhar, ajudar, etc) serão inócuos, inocentes, coisa de gente boba. É como nadar de pé em água funda; você afunda, se afoga, entra água nos teus pulmões que deveriam respirar fé. Nem o salva-vidas consegue te desafogar se você não cooperar com ele. Tem de se por na horizontal, em posição de humildade, para o salva-vidas te arrastar das ondas do mar. Eu (e meu irmão Oséias, o bom chorão já falecido) que o diga! Era uma vez, 1970! Praia do Leme. Dois guris na água do mar. Ele quase afogando. Eu vejo, e vou atrás dele com uma pranchinha de isopor. Os dois acabam sendo empurrados pelas ondas em direção às pedras à direita. (Me lembro do perigo de morte vividamente!) Jesus mandou dois salva-vidas que cooperaram com a pranchinha. O que é a sua pranchinha nessas águas da vida?

Um milagre e tanto! – Bom! Chegou a hora de eu te dizer que opção que eu marquei em meu teste de obediência quando meu salva-vidas soprou o apito para que eu saísse de águas perigosas, com tubarão e tudo querendo me devorar. Se os bichos me pegassem, eles roeriam até meus ossos. Eu já expliquei em artigos anteriores que osso é minha figura de linguagem para estrutura emocional. A canção do Regis Danese explica em detalhes minha opção qual foi. Quando meu Carpinteiro soou o alarme, eu dei uma de Zaqueu, ao invés de resistir na teimosia e morrer afogado sem fé, me agarrei em um galho da árvore da vida. Zaqueu, no Manual, é um baixinho cheio da grana corrupta. Embora eu não fosse nem uma coisa nem outra, eu não dava motivo para ninguém gostar de mim ou cooperar comigo. Mas eu tinha uma enorme curiosidade de entender Deus. Certa noite de 1980, eu me deixei arrastar por uns salva-vidas a um templo de São José dos Campos, perto do ITA. Lá, eles cantavam dizendo que Jesus era a resposta para minha caminhada desértica. O que fiz eu nesses 29 anos?









Faz um milagre em mim
Regis Danese

Peça para o Senhor fazer um milagre na sua vida; porque hoje, a salvação entra na sua casa!

Como Zaqueu eu quero subir / O mais alto que eu puder / Só pra te ver, olhar para Ti / E chamar sua atenção para mim / Eu preciso de Ti, Senhor / Eu preciso de Ti, Oh! Pai / Sou pequeno demais / Me dá a Tua Paz / Largo tudo pra te seguir

Entra na minha casa / Entra na minha vida / Mexe com minha estrutura / Sara todas as feridas / Me ensina a ter Santidade / Quero amar somente a Ti / Porque o Senhor é o meu bem maior / Faz um Milagre em mim

Como Zaqueu eu quero subir / O mais alto que eu puder / Só pra te ver, olhar para Ti / E chamar sua atenção para mim / Eu preciso de Ti, Senhor / Eu preciso de Ti, Oh! Pai / Sou pequeno demais / Me dá a Tua Paz / Largo tudo pra te seguir

Entra na minha casa / Entra na minha vida / Mexe com minha estrutura / Sara todas as feridas / Me ensina a ter Santidade / Quero amar somente a Ti / Porque o Senhor é o meu bem maior / Faz um Milagre em mim (3x)

Uma decisão radical! Porque o Senhor é o meu bem maior; porque Ele fez o milagre em mim; porque sou um cara pequeno demais, por isso, e só por isso, eu tento largar tudo para segui-lo no dia-a-dia. Por causa dessa Paz que sinto em minha alma é que eu consigo escrever do fundo do meu coração tentando achar alguém nesse mundão desértico que também se interesse em ser feliz de verdade. Isso mesmo! Ser feliz com Jesus é ser feliz de verdade! Felicidade só há em Jesus. Chame-me do que quiser: fanático, lunático, radical. Pois é isso mesmo que sou. Já te disse no prefácio do blog que sou radical mesmo. Jesus radicalizou no amor para pescar gentinha como eu. (Bato no meu peito!) Como não vou radicalizar para tentar te ajudar a passar pela portinha estreita? Se você me permitir, vou te empurrar no Caminho, colega! Se eu tiver a honra e o vigor, te carregarei até nos ombros, se preciso for.

Não vou te iludir com meias-palavras e dizer que se você for um cara, uma cara, exemplar, que Deus vai te abençoar. Não creio assim! Desculpe-me, mas não conheço os jesuses do caminho largo. Nem me interessa conhecê-los. Já me apresentaram um tanto de opções light por aí, mas sou esperto o suficiente para não cair nessas bobagens de ficar trocando mensagens_zinhas carismáticas na internet pra maquear minha alma. Não presto atenção em coisas que não escancaram o sangue derramado pelo Senhor. E sugiro que você abra teu olhinho, também, caro seguidor! Não seja prato do dia para o bicho-papão te pegarrr, não! Esconda-se no sangue derramado por Jesus. A besta não suporta o sangue do Impecável Carpinteiro. Como que você se abriga no sangue do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo? Vamos checar com Simão Cireneu?

Simão, da região de Cirene, colônia grega, é o camponês judeu contado no manual do carpinteiro que foi forçado a ajudar Jesus a carregar a cruz no trecho final. Simão não foi voluntário pra carregar cruz nenhuma! Afinal, quem seria? Mas, uma vez debaixo dela, tendo Jesus ensangüentado ao seu lado, eu tenho convicção de que ele se esforçou o que pôde para aliviar a dor extrema do mestre machucado. Simão era um camponês conhecido; pai de Rufus e de Alexandre, gente conhecida, por isso citado pelo evangelista Marcos, o que escrevera de forma atenta sobre a vida de Jesus. Minha convicção de que Simão não molengou debaixo da cruz vem de seu DNA camponês. Camponês tem boa rusticidade, uma capacidade desenvolvida nas dores da vida para suportar cargas, atritos, tribulações, desgastes relacionais, que os psicólogos chamam de resiliência.

Simão, impactado pelo sangue escorrido dos ferimentos no Bom Pastor, tem de recorrer à sua rusticidade de camponês para suportar aquela sua pesada missão: a de aliviar, conter parcialmente, as dores do Pastor de ovelhas da fé! Portanto, observe que Simão se abriga do bicho-papão mantendo-se no caminho estreito, rumo ao monte (ao céu!), tendo o sangue de Jesus colorindo suas vestes. Pois os caras iam espancá-lo, furá-lo, se ele resistisse de carregar a cruz ao lado de Jesus. Na prática, isso se chama rusticidade de caráter, que se desenvolve passo a passo, sob o peso de decisão diária de não mais recuar, de não mais feri-lo, de não mais negá-lo, mas sim de confessá-lo publicamente; confessando sua aceitação da cruz, ao lado de seu Senhor amado!

Concluo essa reflexão com uma oração emprestada do irmão Brandon Heath. Ouça o que ele canta significando rusticidade de caráter, na letra de Give Me Your Eyes (Dá-me Teus Olhos):

– Senhor! Vejo todas essas pessoas indo por aí! Por que nunca me importei com elas? – Dá-me teus olhos por apenas um segundo! – Dá-me a capacidade de percebê-las! – Dá-me teus olhos para que eu assista ao desassistido. – Dá-me tua atenção pela humanidade das pessoas. – Dá-me teus braços de abraço aos quebrantados. – Dá-me teu amor para amar os abandonados de amor. – Dá-me teu tempo de ver as pessoas com teus olhos.









Give me your eyes
Brandon Heath

Looked down from a broken sky / Traced out by the city lights / My world from a mile high / Best seat in the house tonight / Touched down on the cold black top / Hold on for the sudden stop / Breath in the familiar shock / Of confusion and chaos / All those people going somewhere, / Why have I never cared?

Give me your eyes for just one second / Give me your eyes so I can see / Everything that I keep missing / Give me your love for humanity / Give me your arms for the broken hearted / Ones that are far beyond my reach. / Give me your heart for the ones forgotten / Give me your eyes so I can see / Yeah / Yeah / yeah / yeah

Step out on a busy street / See a girl and our eyes meet / Does her best to smile at me / To hide what's underneath / There's a man just to her right / Black suit and a bright red tie / Too ashamed to tell his wife / He's out of work / He's buying time / All those people going somewhere / Why have I never cared?

Give me your eyes for just one second / Give me your eyes so I can see / Everything that I keep missing / Give me your love for humanity / Give me your arms for the broken hearted / Ones that are far beyond my reach. / Give me your heart for the ones forgotten / Give me your eyes so I can see / Yeah / Yeah / yeah / yeah

I've been there a million times / A couple of million eyes / Just moving past me by / I swear I never thought that I was wrong / Well I want a second glance / So give me a second chance / To see the way you see the people all alone

Give me your eyes for just one second / Give me your eyes so I can see / Everything that I keep missing / Give me your love for humanity / Give me your arms for the broken hearted / Ones that are far beyond my reach. / Give me your heart for the ones forgotten / Give me your eyes so I can see / Yeah / Yeah / yeah / yeah

Os que ouvem falar de Jesus, e se rendem a Ele, caminham para o Céu!
.

Nenhum comentário: