Entre, o mundo interior é teu!

Neste meu mundo, dentro deste coração, você apreciará reflexões sobre a obra do Impecável Carpinteiro. Ele é aquele que não cobra pelos serviços que presta; na verdade, ele pagou ao mundo o direito de aliviar o peso do madeiro sobre os ombros de seus amigos, os viajantes da existência. Meu blog é dedicado, consagrado, a Jesus, se é que terei a honra e a competência de construir algo respeitoso ao Eterno, ao que foi morto, e agora vive. Vive e intercede por gente simples; gente que procura entender corações e mentes de outras gentes simples, modestas, espontâneas.

Continuar lendo...

quarta-feira, 15 de abril de 2009

PARA QUEM NÃO PENSA EM SER ESCRAVO,

O Senhor vai tomar tudo de você.

- Defina Escravo!
- É todo aquele que é inteiramente sujeito a um senhor, como propriedade exclusiva dele. É um cativo. Um escravo também é um amante, um amigo muito dedicado, muito fiel ao seu dono. Há um abismo de poder entre o escravo e o senhor. Aqui, no mundo interior, escravidão é uma prática da alma em que o ser divino, o Eterno Criador, o Senhor nosso Deus, tem direitos de propriedade sobre seres humanos que se haviam perdido no mundo exterior, e agora se alimentam de seu amor. Os escravos do senhor do mundo interior são necessariamente pessoas alimentadas de amor; são fiéis, aos cuidados de seu dono.

O mundo interior é o mundo do coração, da inteligência inexplicável, da alma satisfeita, da emoção encantada. O mundo interior é o mundo que não se acaba. O mundo interior é tipo um baú inesgotável de tesouros. E tesouro não são coisas; nosso tesouro é fluido. É tipo água boa, a água do sedento; água viva, água que flui sem parar. É tipo um rio. Um rio como as torrentes do Neguebe. Neguebe é um deserto, o extremo da solidão. Torrentes são águas súbitas de inverno. Águas que transbordam por leitos secos e os transformam em campos lindos, úmidos e floridos. São águas que alegram um povo inteiro; o povo da sede da verdade, e sede da justiça; gente que quer enxergar. Um povo escravo dessas coisas fluidas.

O mundo exterior...? Bem, não sei mais defini-lo. Não quero mais saber dele. O exterior está apenas no nosso imaginário. Ele é irreal. No mundo exterior, os escravos de lá: morrem, passam, vivem pouco; o pouco que vivem é desesperador – sem esperança, sem salvação; uma perdição. Tudo o que se faz no mundo exterior se perde, se murcha, se acaba. No mundo exterior tem marcação de horas, dias e meses; tem contagem de tempo, um tempo material, tangível. Tem lágrimas de dor, mas não de alegria. É um mundo louco de falta de amor, louco, totalmente louco e perigoso. Não queira beber a água do mundo exterior; ela é amarga como absinto. É uma água de pesar, de mágoa, de amargura.

- Defina Senhor!
- É o que exerce influência, poder, domínio sobre escravos e coisas. É o que tem autoridade em si mesmo. É uma pessoa importante, distinta, nobre, imponente, grandiosa, senhoril. Senhor - com letra maiúscula - é o Senhor nosso Deus. É o que influencia escravos com seu entusiasmo, sua animação, seu prestígio, seu crédito, sua ascendência, sua experiência. Senhor, com S e não s, é o que usa de poder para perdoar; é o que autoriza viver eternamente; é o que consegue os meios para você ser feliz; é o que tem força para mover uma montanha de problemas, é o que tem a calma antes de fechar a porta após o último convidado; é o que tem a energia para iluminar milhões de escravos livres; é o que tem a razão na hora de julgar; é o que tem o vigor, a saúde, a robustez, e a rusticidade para aguentar a dor da cruz; é o que não pecou, não errou; é o trabalhador de pau, de toco duro, como você e eu; é o que tem um nome superior a todo e qualquer nome de homem: Jesus Cristo é seu nome. O impecável carpinteiro é o Senhor.

- Defina a relação de escravo com Senhor!
- Bem, olha só pra você vê! (Como se diz lá em Minas.) Não é bem uma relação! É um domínio, moço! Uma ocupação de território! É um chega pra lá na vida da gente. É como ter sido atropelado por um avião! Não sobra nada de você pra contar história. Você perde a noção das coisas. Você já ouviu falar de arrebatamento? Pois é, é uma fúria súbita! Um transporte maluco! Pergunte ao meu xará Elias, o profeta, quando você chegar lá. Um avião de fogo passa e pronto! Tchau! Fui! Nunca mais você será o mesmo cara. Morreu geral! Tudo fica pra trás. Não dá nem pra olhar pra trás como a mulher de Ló. Ela foi avisada, mas quis dar uma espiada pra Sodoma e... Gomorra nela: virou uma estátua de sal! Sei lá moço, não tem explicação não! Você tem que olhar pra você ver a carruagem de fogo e de poder que muda a vida da gente. Não sei de gente rica e poderosa que consiga negociar uma relação dessas. É coisa de escravo mesmo! De gentinha! Gente muito pequenininha pra caber num mundo tão interior, tão de escravo e Senhor.

- Então como é que eu fico? De fora? Excluído? Um sem-coração?
- Bom... O Senhor é justo, lembra? Ele não exclui o estrangeiro que queira vir do exterior pro interior. Dê uma lida com atenção nesta convocação que tá no manual do Carpinteiro!

- Gente escolhida para viver no interior, escute o que o Pai exige de você. Ele quer que você o tema e siga todas as suas ordens; quer que o ame e que o sirva com todo o coração e com toda a alma. Ponha em prática todas as recomendações que eu - o Filho do Homem, o vermezinho mencionado por Jó - estou dando a vocês hoje, para o seu bem.
- Os mais altos céus são de Deus, o Senhor; a ele pertencem a terra e tudo o que nela existe. Mas o amor dele pelos que te antecederam – sim, desde Adão e Eva – foi tão grande, que de todos os povos do mundo ele escolheu o povo do interior, do coração dele, e até o dia de hoje você é o seu povo escolhido.
- Portanto, seja obediente a Deus e deixe de ser teimoso. Pois, o Senhor, nosso Deus, está acima de todos os metidos a deuses e autoridades. Ele é grande, poderoso e causa medo. Ele trata a todos igualmente e não aceita presentes para torcer a justiça. Ele defende o direito dos órfãos e das viúvas; ele ama os estrangeiros que vivem entre nós e lhes dá comida e roupa. Ame esse estrangeiro recém-chegado, pois você foi estrangeiro de um mundo exterior, muito violento, míope e injusto.
- Tema o Senhor, nosso Deus, e adore somente a Ele; fique ligado com ele e se comprometa somente com o seu nome. Cante canções dedicadas a ele; ele é o nosso Deus criador, o seu dono exclusivo. Essa instrução eu repito: você é gente de propriedade exclusiva dele. Ele é Deus zeloso. Uma vez escravo de seu amor, escravo para sempre.


- Tá. Agora, como que eu, um estrangeiro, posso entrar no mundo interior do Impecável Carpinteiro? Que devo fazer para ser um escravo de seu amor? Não estou dando conta mais da violência, da miopia e da injustiça daqui de fora! Fiz de tudo para ser feliz: estudei muitos caminhos, trabalhei duro nas estradas da vida, respeitei tudo que me disseram. Nada disso me protegeu da violência, da miopia e da injustiça. Acumulei um tanto de soluções para enfrentar as crises, mas nada parece funcionar. Estou cheio de tudo, cheio de mim mesmo...

- Ok. Nem mais uma instrução te darei; mas, um convite eu farei. Ouça, e se puder, cante essa canção dedicada para Ele:









Tome tudo de mim
Vineyard

Tome tudo de mim, / tome Seu lugar. / Tome tudo de mim, / tenho nada sem você. / Meu coração vazio, / nada no meu ser. / Vivendo só pra mim, / eu preciso de você. / Tome tudo de mim, / tome Seu lugar. / Tome tudo de mim, / tenho nada sem você. / Meu coração vazio, / nada no meu ser. / Vivendo só pra mim, / eu preciso de você.

Só você, Senhor, / pode encher meu coração. / Só você, dá razão pra viver / Não quero mais viver só pra mim. / Mais de você, / menos de mim. / Só você, Senhor, / pode encher meu coração. / Só você, dá razão pra viver / Não quero mais viver só pra mim. / Mais de você, / menos de mim.
/Só você, Senhor, / pode encher meu coração. / Só você, dá razão pra viver / Não quero mais viver só pra mim. / Mais de você, / menos de mim. / Mais de você, / menos de mim. / Mais de você, / menos de mim, / menos de mim. / Muito mais de você, / menos de mim / mais de você / mais de você.

- Seja bem-vindo meu irmãozinho, minha irmãzinha, ao mundo interior. Você não imagina a festa que os anjos do Senhor iniciaram na eternidade pela sua rendição, sua entrega. Sua decisão faz que a festa continue aqui dentro do coração. Você mantém acesa a estrela que te esperou durante 14,5 bilhões de anos pela sua decisão de mudar de vida; de entrar pela porta do Impecável Carpinteiro, o restaurador da nossa existência.
A você, o Camelô Insistente ofereçe o "Doce nome" de Jesus, cantado por uma ex-cravinha de Maringá; uma irmã que não o prega na cruz com cravos, mas anuncia-o com voz de amor.










Doce nome
Grupo de Maringa

Só de ouvir tua voz, / de sentir teu amor, / só de pronunciar o teu nome, / os meus medos se vão, / minha dor, meu sofrer; / pois de paz, inundas meu ser. / Só de ouvir tua voz, / e sentir teu amor, / só de pronunciar o teu nome, / os meus medos se vão, / minha dor meu sofrer; / Pois de paz, inundas meu ser.

Jesus, que doce nome, / que transfoma em alegria o meu triste coração. / Jesus, só o teu nome / é capaz de dar ao homem salvação. / Jesus, que doce nome, / que transfoma em alegria o meu triste coração. / Jesus, só o teu nome / é capaz de dar ao homem salvação. / É capaz de dar ao homem salvação.


Palmas para Ele!

O Senhor vai tomar tudo do escravo,
E fazer dele o ex-cravo mais livre do universo!


.

Nenhum comentário: