Entre, o mundo interior é teu!

Neste meu mundo, dentro deste coração, você apreciará reflexões sobre a obra do Impecável Carpinteiro. Ele é aquele que não cobra pelos serviços que presta; na verdade, ele pagou ao mundo o direito de aliviar o peso do madeiro sobre os ombros de seus amigos, os viajantes da existência. Meu blog é dedicado, consagrado, a Jesus, se é que terei a honra e a competência de construir algo respeitoso ao Eterno, ao que foi morto, e agora vive. Vive e intercede por gente simples; gente que procura entender corações e mentes de outras gentes simples, modestas, espontâneas.

Continuar lendo...

segunda-feira, 6 de abril de 2009

PARA QUEM BUSCA A FELICIDADE,

O Senhor que te conduz à casinha branca.


À noite, no campo, pastores de ovelhas tomavam conta de seus rebanhos.
Então, ao invés de lobos maus, que comem cordeirinhos, surge um ser estranho, muito diferente, parecendo-se todo-poderoso. Um anjo.

Qual a reação dos pastores sonolentos ao se deparar, na escuridão, com aquele vulto inesperado? Pavor. Terror. Medo extremo.
Imagine você passando a noite no mato e deparando-se subitamente com um ser extraterreno!
Creio que você tremeria, gelaria, ficaria arrepiado de medo. Certamente, que eu também.
O inesperado assusta. Mete medo. Faz tremer. Congela o raciocínio. Imobiliza. Mas...

Não tenha medo! Fique calmo! Pode relaxar!
Eu vim aqui a fim de trazer uma boa notícia para você! E ela será motivo de grande felicidade também para todo o povo! – diz o anjo aos pastores assustados.
Hoje mesmo, nessa noite, na cidade de Davi, chamada Belém, nasceu o Salvador de vocês!

Mas na cabeça dos pastores, um pensamento:

Salvador? Quem aqui precisa de um salvador? Salvador de que mesmo? Por acaso, tem alguém perdido aqui? Tem alguém morrendo aqui? Alguém em perigo de um acidente? Um salvador para salvar de qual problema que eu não esteja sabendo resolver?
Nós só queremos garantir que nossas ovelhas fiquem fora da boca do lobo. Estamos aqui para trabalhar. Fazer o que nos compete fazer, que é matar lobos. E achamos que de cuidar de ovelhas a gente dá conta. Já estamos acostumados a assustar o lobo mau com pedras e gritos. Não precisamos de um salvador protetor de ovelhas. Só se for um aumento de salário, mais leite e lã pra gente ganhar mais dinheiro. Sozinhos nós damos conta do recado. Estamos preparados para derrotar lobos.


Então, responde o anjo àquele pensamento equivocado e míope dos pastores.

O problema é que o lobo não quer só comer ovelhas, ele quer comer você, seu pastorzinho mal agradecido. O lobo mau está cansado de comer carne de bicho. Ele agora quer comer a carne e sugar a alma de gente boa como você.
E eu vim aqui para dizer para vocês que acaba de nascer o Leão da Tribo de Judá, o destruidor de lobos. Lobos que comem gente boa e gente má.
Que tal essa notícia? É boa ou não é?
Mas você está com muito sono, não está, seu pastor? Afinal, já é noite! E você já tem armas poderosas contra lobos, não é mesmo?
Eu soube que vocês desenvolveram a ciência e a tecnologia para a defesa contra lobos de uma forma muito inovadora. Soube também que vocês estão confiados em que a inteligência humana terá respostas para todas as mazelas e desejos das multidões. São notícias que fazem você crer que lobos maus são apenas estórias, estorinhas de quem não tem o que fazer
.

Mas...
Espere até a terra tremer debaixo de seus pés!
Espere até a bala perdida atingir a cabeça de um cara gente-boa como você!
Espere até o paraquedas não abrir!
Espere até você estar próximo do topo na escalada e se assombrar com a nevasca!
Espere até o diagnóstico desfavorável dos exames médicos de seu pai, sua mãe, seu filho,...!
Espere até aquela batida de frente contra a roda esquerda de um caminhão na subida para a Chapada dos Guimarães!
Espere até o trem de pouso não baixar e seu avião ter de pousar de barriga!
Espere até o planeta ser atingido por uma chuva de granizo do tamanho de tijolos!
Espere até a notícia da morte de seu irmão querido, como o do Camelô, que partiu sem dizer adeus, com aquela bala no fundo de seu crânio!
Espere até a notícia de que seu melhor amigo cometeu suicídio e não te avisou!
Espere até você se deparar com um macumbeiro na sala de sua casa enfiando mais demônios na vida de seu pai!
Espere até seu Titanic se partir no meio da noite em águas frias e profundas!

Então...
E só então, você terá desejo de boas notícias.
E só então, você vai se alegrar com a visita daquele que destrói lobos maus.
E só então, você vai valorizar a felicidade.
E só então, você vai exultar no caminho estreito da vida.
E só então, você saberá quem é o Leão da Tribo de Judá, o meu impecável carpinteiro.

Vá esperando e se acostumando que desgraça só ocorre na vida dos outros!
Mas nunca diga que você nunca terá de enfrentar o lobo mau.
O lobo mau existe. Você sabe disso, não sabe?
Ele anda ao seu derredor, procurando um jeito de te tragar.
O lobo mau apenas precisa que você se distraia para ele te "pegarrr"!
Por que será que ele ainda não te pegou, hem?

Desculpe-me, querido seguidor:
Minha mensagem está se tornando indesejável, politicamente incorreta, psicologicamente na contramão, depressiva, aflitiva, aterrorizante.
Mas antes de você desistir de mim, tenha um pouquinho de paciência, pois ainda tenho excelente notícia para você.


Como o anjo anunciara aos pastores apavorados, naquela noite em Belém, você tem à sua disposição a melhor de todas as notícias que jamais circulou no mar, na terra ou no ar desse planeta.
Não existe presente, prazer ou poder maior do que o que está na notícia do anjo de Belém.
- Hoje, vos nasceu o Salvador!

Você sabe o que o seu Leão da Tribo de Judá disse naqueles dias e mandou repetir nos dias de hoje? Ele disse o seguinte:

É-me dado todo, todo, todo o poder no céu e na terra.
Quem crê em mim nunca, nunca, morrerá.
Eu estou com você todos os dias, até o fim dos séculos, o fim dos séculos.
Não fique aflito. Creia, creia, em mim.
Na casa do meu Pai há, há, há muitas casinhas brancas e eu fui preparar um lugar maravilhoso, abençoadíssimo, felicíssimo para você.
E agora que preparei coisas lindas para te hospedar, eu voltarei e te levarei para lá, para que onde eu habito você esteja comigo, comigo, comigo.
Você conhece o caminho por onde eu fui e para onde você vai...!
Eu sou o caminho, sou a verdade e sou a vida.
Ninguém, ninguém, ninguém pode chegar até à casa do meu Pai a não ser por mim.
Venha comigo, ande comigo, viva comigo - bendito do meu Pai!


Agora, se essa não for a melhor notícia para seus medos, Sr. Pastorzinho de Mané Fracote, não quero que você perca tempo com meu blog, com meu campo de ovelhas perdidas. Não leia o que tenho pra te dizer sobre felicidade nessas próximas linhas. Retorne numa próxima oportunidade, quando seu coração estiver desejoso de buscar felicidade no Impecável Carpinteiro.


Mas antes de você decidir clicar fora daqui, ouça a canção do irmão Gilson (Casinha Branca), acompanhe palavra por palavra, relaxe um pouco, beba da palavra da vida, e você pode mudar de idéia e continuar lendo, em busca da sua felicidade...









Casinha branca
Gilson Campos

Eu tenho andado tão sozinho ultimamente
Que nem vejo à minha frente
Nada que me dê prazer
Sinto cada vez mais longe a felicidade
Vendo em minha mocidade
Tanto sonho perecer

Eu queria ter na vida simplesmente
Um lugar de mato verde
Pra plantar e pra colher
Ter uma casinha branca de varanda
Um quintal e uma janela
Para ver o sol nascer

Às vezes saio a caminhar pela cidade
À procura de amizade
Vou seguindo a multidão
Mas eu me retraio olhando em cada rosto
Cada um tem seu mistério
Seu sofrer, sua ilusão

Eu queria ter na vida simplesmente
Um lugar de mato verde
Pra plantar e pra colher
Ter uma casinha branca de varanda
Um quintal e uma janela
Para ver o sol nascer

Eu queria ter na vida simplesmente
Um lugar de mato verde
Pra plantar e pra colher
Ter uma casinha branca de varanda
Um quintal e uma janela
Para ver o sol nascer ...

Gilson canta um sonho de felicidade.
Uma felicidade que se mostra distante, inalcançável.
O poeta sai a caminhar pela cidade em busca de amizade; vai seguindo a multidão.
Seguindo a multidão, ele vê o sofrimento e a ilusão em cada rosto.
Aqui está a sabedoria. Aqui, o ponto de inflexão: seguir a multidão... ou não?
No livro do Carpinteiro está escrito bem assim:

Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte, da perdição, da infelicidade.
Eu sou o caminho, eu sou a verdade, eu sou a vida. Eu sou a felicidade.
Entrem pela porta e pelo caminho estreitos; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição. Multidões há que entram pelas portas e caminhos largos. E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à felicidade, poucos há que a encontram.
Seja meu seguidor, e aprenda a caminhar comigo, porque eu sou bondoso, e tenho um coração humilde.
No meu caminho você encontrará descanso; encontrará sua casinha branca de varanda, com quintal e janela, para você ver o sol nascer.

Para alguém buscar a felicidade é preciso, antes, saber o que é felicidade.
Pergunto: nesse artigo, você aprendeu minha explicação de felicidade?
Aprendeu que felicidade é estar perdido e ser achado?
Aprendeu que felicidade é a boa e improvável notícia?
Aprendeu que felicidade é o paraquedas (seu casamento, por exemplo) permanecer aberto pelo maior tempo possível?
Aprendeu que felicidade é a notícia de que o câncer sumiu misteriosamente?
Aprendeu que felicidade é o trem de pouso baixar no minuto final?
Aprendeu que felicidade é a volta do filho à casa depois de uma forte nevasca na escalada do monte?

Por que será que a multidão não encontra a felicidade no caminho largo? Será que não encontram porque no caminho largo é fácil de se encaminhar?
No caminho largo não se praticam esportes radicais; não existe a incerteza do paraquedas funcionar; não há choro; não há perdas; muito menos, disciplina.
No caminho largo não há a necessidade de Salvador. Você entende isso?
Se o caminho da felicidade não exigisse muita disciplina, por que meu Carpinteiro se deixaria pregar no madeiro em sinal de alerta máximo?
Se o caminho da felicidade fosse fácil, por que tanta desilusão e sofrimento no rosto da multidão?

Encontrar-se com a felicidade não é nada fácil. Mas é fato possível. Vejamos.

A felicidade é para aquele que sabe que é espiritualmente pobre, porque dele é o reino dos céus, onde tem casinhas brancas.
A felicidade é para as pessoas que choram, porque Deus, o criador de todas as coisas, as consolará.
A felicidade é para as pessoas humildes, porque receberão o que Deus tem prometido: casinhas brancas de varanda.
A felicidade é para as pessoas que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, porque o Carpinteiro as deixará completamente satisfeitas.
A felicidade é para as pessoas que têm misericórdia dos outros, porque Deus terá misericórdia delas.
A felicidade é para as pessoas que têm um mundo interior puro, porque elas verão a Deus face a face.
A felicidade é para as pessoas que trabalham pela paz, porque Deus as tratará como seus filhos.
A felicidade é para as pessoas que sofrem perseguições por fazerem a vontade de Deus, porque o reino, o poder, a honra, a glória, a majestade, a alegria, o prazer, a riqueza, tangível e intangível, lhes pertencem quando elas forem moradoras das casinhas brancas com varandas.


A felicidade é para as pessoas que choram, como você Eric Clapton, cujo filho afogou-se no rio de lágrimas, pois o próprio menino desafogado e o impecável carpinteiro vão te consolar, na varanda da casinha branca, assim que você atravessar esse rio de lágrimas da vida.









River of tears / Rio de lágrimas
Eric Clapton

It's three miles to the river, /Três milhas até o rio,
That would carry me away, / Que pode me levar embora.
And two miles to the dusty street, / Duas milhas da estradinha de terra,
That I saw you on today. / Onde hoje te avistei.

It's four miles to my lonely room, / Quatro milhas de meu canto solitário,
Where I will hide my face. / Onde escondo minha tristeza.
And about half a mile to the downtown bar / Quase meia milha do bar da cidade,
That I ran from in disgrace. / Onde estive na desgraça.

Lord, how long have I got to keep on running? / Senhor, quanto tempo mais de vida?
Seven hours, seven days or seven years? / Sete horas, sete dias ou sete meses?
All I know is: since you've been gone, / Tudo que sei é: desde que partiste,
I feel like I'm drowning in a river, /Me sinto afogando num rio,
Drowning in a river of tears. / Afogando num rio de lágrimas.
Drowning in a river. / Afogando num rio.
Feel like I'm drowning, / Sinto-me afogando,
Drowning in a river. / Afogando num rio.

In three more days, / Mais três dias,
I'll leave this town /Vou deixar a cidade
And disappear without a trace. /E sumir no mundo.
A year from now, maybe settle down, /Daqui a um ano, talvez sossego,
Where no one knows my face. /Onde ninguém me conheça.

I wish that I could hold you / Adoraria te abraçar
One more time to ease the pain, / Uma vez mais, pra calar a dor,
But my time's run out and I got to go. / Mas meu tempo se esgota, e não posso parar.
Got to run away again. / Tenho de ir por aí de novo.

Still I catch myself thinking: / Ainda me pego pensando:
One day I'll find my way back here. / Um dia ainda volto aqui.
You'll save me from drowning, / Você vai me salvar de afogar,
Drowning in a river, / De afogar em um rio,
Drowning in a river of tears. / De afogar em um rio de lágrimas.
Drowning in a river. / De afogar em um rio.
Feels like I'm drowning, / Parece que estou me afogando,
Drowning in the river. / Afogando em um rio.
Lord, how long must this go on? / Senhor, quanto tempo mais de vida?

Drowning in a river, / Afogando em um rio,
Drowning in a river of tears. / Afogando em um rio de lágrimas.

A felicidade está no caminho estreito. E em nada mais.
É preciso estar perdido para encontrá-la.

.

Nenhum comentário: