Entre, o mundo interior é teu!

Neste meu mundo, dentro deste coração, você apreciará reflexões sobre a obra do Impecável Carpinteiro. Ele é aquele que não cobra pelos serviços que presta; na verdade, ele pagou ao mundo o direito de aliviar o peso do madeiro sobre os ombros de seus amigos, os viajantes da existência. Meu blog é dedicado, consagrado, a Jesus, se é que terei a honra e a competência de construir algo respeitoso ao Eterno, ao que foi morto, e agora vive. Vive e intercede por gente simples; gente que procura entender corações e mentes de outras gentes simples, modestas, espontâneas.

Continuar lendo...

sábado, 25 de abril de 2009

PARA QUEM BUSCA ENCANTAR-SE,

O Senhor te recomenda ânimo na tribulação.

O que você quer na vida? O que todo homem, toda mulher, toda criança, jovem e idoso, querem na vida? Todos, absolutamente todos, querem ser felizes! Toda alma humana é movida por esta sedução universal: experimentar a felicidade pelo maior tempo possível! Felicidade é uma sensação de contentamento, de o coração estar satisfeito; é a emoção de ter seu número cantado na megasena; de ter seu nome mencionado na multidão de expectadores ansiosos pela grande e boa notícia. A felicidade caminha com o encanto. Felicidade e encanto formam um par maravilhoso! Encantar-se é ter estado totalmente perdido, quase à morte, e de ter sido muito bem encontrado pela felicidade...!

Felicidade é viver um encanto. É também maravilhar a alma; essa coisa chamada sopro de vida. Felicidade é encher a mente de entendimento prazeroso. É também transcender o espírito com um ânimo renovado. Felicidade é dar asas de borboleta à psique. É também deliciar-se em extremo prazer. Felicidade é ter os sentidos arrebatados em puro encanto. Encanto é uma coisa que delicia; essa coisa chama-se felicidade. Encantar-se, portanto, é encher-se da coisa que se chama felicidade...!

Esta reflexão é dedicada para quem busca encher-se de felicidade! Você é um deles? Eu sou. Ou para você basta só um pouquinho de felicidade? Quanta felicidade você quer? Ter 50% de felicidade já é bom para você? Ou toda a felicidade do mundo é o que você quer? Sejamos sinceros! Ninguém que tenha topado com um tanto de felicidade que não a queira em doses frequentes e crescentes de prazer. O sonho mais elevado do ser criado é ser uma criatura 100% feliz. E este é um desejo megaválido, megahonroso, megacorreto! Deseje ser 100% feliz; ninguém vai te apontar o dedo, criticando-o por cortejar um desejo tão sarado! Anuncie nos classificados dos jornais best-sellers que você deseja ser muito feliz; e a impressão que você vai deixar para milhões de leitores da felicidade será: – Mas quem não quer ser totalmente feliz? – Portanto, fique firme aí! Declare para você mesmo que você quer ser 100% feliz. E não negocie por menos! É para isso que você e eu existimos: para a abundância de felicidade...!

Todo ser vivente (animal inclusive) não descansa de correr atrás da felicidade. Pobre ou rico; jovem ou velho; doente ou sarado; homem ou mulher; ignorante ou sábio, todos queremos doses progressivas de felicidade, de encanto. Você mesmo pode comprovar essa tese! Encoste-se em um canto no interior de um Shopping Center. Observe nos olhos dos window-shoppers, nas carinhas que investigam vitrines! O que você nota? O que aqueles olhos te dizem? Para mim a mensagem no olho é uma: todos querem satisfação garantida! Satisfação é contentamento, é alegria, é deleite, é aprazimento, é desejo realizado. O mesmo vale para quem pede uma esmola; para quem está iniciando ou acabando a vida; para quem adoeceu ou permanece sarado; para quem é guerreiro ou simplesmente escudeiro; para quem sabe ou ignora. Queremos satisfação! Não queremos desgosto! Felicidade sim, infelicidade jamais! Ninguém vende desgosto! Só vende quem vende felicidade...!

Quanto você está disposto pagar para ter felicidade? Quanto você se dispõe investir para encantar-se! Qual é a medida disso? Dinheiro compra felicidade? Por certo que a ausência dele dificulta a felicidade; mas quem tem dinheiro pode comprá-la? Dinheiro não é medida de felicidade. Tem rico que é feliz, mas tem rico que é miseravelmente infeliz! Tem pobre que é ricamente miserável, mas tem pobre 100% feliz! Então, dinheiro não é uma medida segura de felicidade. O que pode ser uma garantia de aquisição da felicidade...?

O padrão monetário que compra felicidade é um recurso totalmente em desuso no ano de 2009! Este padrão existe, mas é desprezado! É um padrão que não se fabrica na Casa da Moeda. Na verdade ele é muito mais antigo que as casas de moedas do mundo civilizado. É uma espécie que não se carrega dentro de carteira, de bolso. Não é de plástico; não é de papel; não é de prata, nem de ouro. A espécie que compra felicidade não tem nome chique: não é Dólar, não é Euro, não é Real. Desculpe-me, é real sim! O que compra a felicidade começa mesmo é com R: R de rali, R de remo, R de rio, R de rocha, R de rústico. Mas ainda é uma palavra raramente revelada! Por isso precisei fazer suspense para você prestar atenção no tipo de espécie que compra felicidade, que adquire o encanto. Ela se chama Rusticidade, que rima com Felicidade. Então, é mais ou menos assim: Rusticidades "compram" Felicidades...!

Rusticidade! Que palavra é essa? Seria a qualidade de um indelicado? A medida de um grosseiro? De jeito nenhum! Até o dicionário peca ao definir rusticidade como algo indesejável, como coisa incivilizada. A definição de rusticidade como recurso que compra a felicidade se acha em dicionário de pecuarista; de gente que entende de bicho, de camponês. Rusticidade é a capacidade do boi de suportar doença, suportar coisa ruim, coisa que mata o boi, que enfraquece o gado. Quanto mais rusticidade tem um boi, uma vaca, mais valor o animal tem no mercado de carne e leite. Carne e leite são coisas boas! São encantos para o faminto. Fazem crescer saudável uma criança. Carne e leite de qualidade vêm de bichos que têm rusticidade para produzir felicidade...!

Está fazendo sentido, não está? E uma pessoa rústica, o que é? É o jeito próprio de um camponês do século XV para trás. Rusticidade é a capacidade de passar pela tribulação que se opõe à felicidade. Tribulação vem do termo grego, tribos; que quer dizer: atrito, desgaste. Então, rusticidade – como um bem para trocar por felicidade – significa a sua capacidade de passar pelos atritos da vida, pelos desgastes nos relacionamentos. Rusticidade é a capacidade de sofrer angústias, dores de cabeça, aflições, aborrecimentos que se interpõem entre você e seu encanto, barrando-lhe o acesso à felicidade...!

Agora, vejamos a pergunta central desta reflexão: Como alguém poderá enriquecer-se da “moeda” chamada rusticidade para adquirir o máximo de felicidade neste mundo? Desculpe-me, mas a resposta a essa pergunta ficou muito fácil! Todos têm condições de enriquecer-se de muita rusticidade. Sabe por quê? Porque todos neste mundão sofrem muita tribulação! Tribulação é um presente tão gratuito neste planeta quanto oxigênio para respirar a vida. Todos nós vivemos debaixo de tribulação. Ganha mais rusticidade quem aprende a respirar tribulação; quem aprende a deixar a tribulação entrar num respiro e sair num suspiro do seu narigão! Entendeu? Eu entendi isso observando o que o meu eterno camponês (o Impecável Carpinteiro!) ensinou, demonstrou e viveu enquanto caminhava o estreito da felicidade...!

No manual de Jesus, o livro do carpinteiro da vida 100% feliz, está escrito assim, sobre a necessidade de adquirir rusticidade para uma vida de plena felicidade...!

— Vocês, meus seguidores queridos, sejam firmes e fortes. Continuem ocupados em viver no amor do Senhor, pois vocês sabem que todo o esforço de vocês sempre trará o proveito para sua felicidade...!

— Não desanimem! Ainda que o nosso corpo vá se gastando, a nossa alma, nossa mente, nossa psique vai se renovando dia a dia. E essa pequena e passageira aflição que sofremos vai nos trazer uma recompensa enorme de eterna felicidade...!

— Certa senhora, que fazia 12 anos que sofria de uma hemorragia, espremia-se por entre uma multidão que apertava Jesus. Chegou por trás dele e com muita dificuldade tocou na pontinha da capa do Mestre. Pois ela pensava assim: “Se eu apenas tocar na sua roupa, ficarei curada”. O Carpinteiro Feliz virou-se, fitou-a naqueles olhos que procuravam felicidade e disse: —“Coragem, minha filha! Você sarou porque teve fé, teve rusticidade para suportar anos de tribulação, de sangramento, de dor e de desprezo.” E no mesmo momento ela fora visitada pela felicidade...!

— No mundo, todos vocês que me seguem desejando a felicidade, vocês serão atribulados. Vocês deverão ter rusticidade diante do sofrimento, da dor, da correção, dos julgamentos, do choro e até da morte física. Eu não minto para vocês, pois sou a Verdade; mas também sou o caminho da verdade e da vida plena. E eu lhes digo que vocês devem ser firmes e fortes (de bom ânimo!), devem respirar e suspirar a tribulação com coragem, pois eu venci o mundo para que vocês também sejam vencedores e tenham a felicidade...!


Portanto, a rusticidade é um tesouro; é uma benção! Pois ela te eleva a patamares de consagração, onde repousa a felicidade. A canção Hallelujah, do abençoado Shawn Mcdonalds, nos lembra o valor imenso de se acumular créditos de rusticidade na alma. A letra, que são palavras imortais do Senhor Jesus, nos lembra que:

Abençoados são os que têm rusticidade no espírito, pois deles é o reino da felicidade;
Abençoados são os que têm rusticidade nas lágrimas, pois serão consolados;
Abençoados são os que têm rusticidade na calma, pois herdarão a terra;
Abençoados são os que têm rusticidade na injustiça, pois serão justificados;
Abençoados são os que têm rusticidade na amizade, pois alcançarão misericórdia;
Abençoados são os que têm rusticidade no mundo interior, pois verão ao Criador face a face;
Abençoados são os que têm rusticidade na pacificação, pois serão os filhos do Eterno;
Abençoados são os que têm rusticidade na perseguição, pois herdarão os céus.










Hallelujah
Shawn McDonalds

Blessed are the poor / For theirs is the kingdom / Blessed are those who mourn / For they will be comforted / And blessed are the meek / For they will inherit the earth / And blessed are those who hunger and thirst / For they will be filled

Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah
Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah

Blessed are the merciful / For they will be shown mercy / Blessed are the pure in heart / For they will see God Almighty / And blessed are the peacemakers / For they will be called His children / And blessed are the persecuted / For they will inherit the Kingdom of Heaven

Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah
Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah
Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah

Rejoice and be glad / For great is your reward / Rejoice and be glad / For great is your reward

Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah
Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah
Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah


A rusticidade te adquire o encanto da felicidade!
Quantas rusticidades o Carpinteiro já te deu?

.

Nenhum comentário: